EUA: Washington ordena até 100 mil deixarem suas casas por risco de inundação ‘catastrófica’
Estado americano no extremo nordeste do país sofre com fenômeno atmosférico que elevará nível de rios a recordes históricos, segundo previsão
Autoridades em Washington emitiram uma ordem de retirada para milhares de habitantes do estado no extremo nordeste dos Estados Unidos devido a um fenômeno atmosférico que deve elevar o nível dos rios a recordes históricos. O Condado de Skagit solicitou que seus habitantes deixassem suas casas nesta quinta-feira, 11, devido a inundações históricas e afirmou que “todos os moradores que vivem na planície devem se direcionar imediatamente para terrenos elevados”.
Em um comunicado divulgado na noite de quarta-feira, o governador de Washington, Bob Ferguson, afirmou que as autoridades estaduais preveem que até 100 mil habitantes do estado podem ser orientados a fugir de casa. O Serviço Nacional de Previsão de Águas, parte do Serviço Nacional de Meteorologia, prevê 18 grandes inundações e 15 inundações moderadas em todo o estado de Washington.
“Prevê-se que o rio Skagit atinja níveis recordes nos próximos dois dias”, afirmou Ferguson. “Espera-se que a cidade de Concrete atinja o pico de 14,06 metros e em Mount Vernon, a previsão é de 12,84 metros. Em 2021, o rio Skagit já tinha batido recordes de 11,87 metros em Concrete e 10,09 metros em Mount Vernon”, acrescentou ele.
Em uma publicação no Facebook, a senadora de Washington, Maria Cantwell, disse ter conversado com o Serviço Nacional de Meteorologia e estar “alarmada” ao saber que o rio Skagit pode chegar a um pico 1,5 metro maior que o seu nível recorde. “Por favor, por favor, por favor, fiquem alertas e sigam as ordens de evacuação. Esta não é apenas mais uma enchente”, escreveu ela.
Situação grave
Após dois dias de chuva, espera-se mais 10 a 20 centímetros de precipitação nas áreas mais altas do oeste do estado de Washington. Na quarta-feira, Ferguson declarou estado de emergência e pediu que os habitantes obedecessem às ordens de evacuação.
“A situação é extremamente grave”, disse ele em uma coletiva de imprensa. “Esperamos que os rios atinjam níveis históricos já às 4h da manhã de quinta-feira, permanecendo assim até a manhã de sexta-feira.”
No condado de Skagit, a cerca de 96 quilômetros ao norte de Seattle, as autoridades ordenaram que os moradores da cidade de Mount Vernon e das comunidades de Hamilton, Rockport, Marblemount e Concrete se dirigissem a áreas elevadas o mais rápido possível. Em um comunicado, o condado acrescentou que todos os serviços governamentais não essenciais, incluindo os tribunais distritais e superiores, seriam fechados nesta quinta “devido às condições perigosas em toda a região e às inundações”, que classificou como “históricas”.
O Corpo de Bombeiros de Eastside, que atende o condado vizinho de King, publicou no Facebook que respondeu a inundações e um deslizamento de terra, realizando resgates aquáticos. Três adultos com mobilidade reduzida e um cachorro foram socorridos às margens do rio Middle Fork Snoqualmie, em sua casa, que foi inundada. O deslizamento de terra bloqueou as faixas da rodovia I-90.
Além do rio Skagit, o nível do rio Snoqualmie também continuará subindo, com risco de alagar terras agrícolas, estradas e áreas residenciais desde Snoqualmie até Fall City e Carnation. A rodovia US-12 já ficou submersa e a pequena cidade de Randle está isolada, informaram autoridades na quarta-feira. O serviço de trens entre Seattle e Vancouver, no Canadá, também foram suspensos devido ao nível dos rios.
Moradores do Retiro dos Artistas comovem com pedidos de Natal
As reações nos bastidores do STF ao projeto que reduz pena de Bolsonaro
Governo confirma novo valor do salário mínimo para 2026
Vasco x Fluminense na Copa do Brasil: onde assistir, horário e escalações
A confusão em festa de confraternização da equipe de Virgínia Fonseca







