EUA: Tom Cruise recebe honraria militar por estimular alistamento com seus filmes
Ator de 'Top Gun' e 'Missão: Impossível' ganha da Marinha a mais alta homenagem dada a civis por 'contribuições notáveis' às Forças Armadas

O ator americano Tom Cruise foi condecorado nesta terça-feira, 17, com a maior honraria que a Marinha dos Estados Unidos dá a civis, por ser considerado um impulsionador do alistamento militar no país devido aos seus filmes. O prêmio Distinguished Public Service Award reconhece as “contribuições notáveis” do ator para a valorização e visibilidade das Forças Armadas por meio de seus papéis no cinema.
A cerimônia foi realizada nos estúdios Longcross, próximo a Londres, onde Cruise, de 62 anos, está atualmente trabalhando. O secretário da Marinha dos Estados Unidos, Carlos Del Toro, destacou as contribuições do ator para ampliar a visibilidade e o prestígio da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais por meio de filmes como “Top Gun” e sua sequência, “Top Gun: Maverick”.
“É uma honra extraordinária”, afirmou Cruise ao receber a medalha e o certificado. “Admiro o compromisso e os sacrifícios dos homens e mulheres em serviço. Liderar é servir, e vejo essa verdade refletida neles todos os dias.”
Desde o lançamento de “Top Gun”, em 1986, o filme transformou-se em um fenômeno cultural, impulsionando o alistamento militar nos Estados Unidos. Na época, a Marinha chegou a instalar mesas de recrutamento dentro de vários cinemas.
A sequência, “Top Gun: Maverick”, lançada em 2022, não apenas reacendeu o interesse dos americanos pelo universo militar, como também aproximou as Forças Armadas de um público mais jovem, já menos conectado com os ideais patrióticos e de dever com o Exército que permearam a cultura americana ao longo de um século XX marcado pela I e II Guerra Mundial e pela Guerra Fria.
Em comunicado, a Marinha afirmou que a sequência “combinou nostalgia com inovação, atraindo uma nova geração de espectadores e destacando o valor do treinamento e dedicação dos aviadores navais”.
Cruise também foi elogiado por seu desempenho em filmes como “Nascido em 4 de Julho” (1989), que aborda o impacto da guerra na vida de veteranos, “Questão de Honra” (1992), sobre ética e disciplina militar, e a franquia “Missão: Impossível”, em que ele interpreta um agente de elite.