Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA dispostos a trabalhar com próximo presidente russo, ‘seja quem for’

Os Estados Unidos estão dispostos a trabalhar com o próximo presidente russo, “seja quem for”, disse esta segunda-feira o porta-voz do Departamento de Estado americano quando perguntado sobre a candidatura de Vladimir Putin para as eleições presidenciais russas de 2012.

Cabe ao “povo russo” eleger seu próximo presidente, afirmou Mark Toner, mas trabalhar com ele será “evidentemente de interesse mútuo para os Estados Unidos, a Rússia e o mundo”, acrescentou.

O presidente russo, Dmitri Medvedev, propôs no sábado que Putin seja candidato à sua sucessão em março de 2012, quase garantindo o retorno deste último ao cargo mais elevado do Executivo.

O porta-voz do Conselho Nacional de Segurança americana, Tommy Vietor, disse no domingo que os Estados Unidos pretendem continuar sua política de “reativação” com a Rússia, independentemente de quem for o próximo presidente.

“A política de reativação sempre esteve vinculada aos nossos interesses nacionais e não a personalidades individuais”, disse o porta-voz americano em um comunicado.