EUA alertam sobre risco de atentado em Barcelona no Natal e no Ano Novo
Diplomacia americana aconselhou turistas a evitar a região de Las Ramblas, avenida turística da capital catalã, nas festas de fim de ano

O Departamento de Estado dos Estados Unidos enviou um alerta neste domingo, 23, pedindo extrema precaução em Las Ramblas, uma das principais e mais turísticas avenidas de Barcelona, devido ao risco de ocorrência de um ataque terrorista durante o período das festas de fim de ano.
A diplomacia americana publicou o aviso no Twitter do Escritório Consular, que coordena a ajuda aos americanos que vivem no exterior.
“Elevem a precaução em áreas com movimentos de veículos, incluindo ônibus, na região de Las Ramblas, em Barcelona, durante Natal e Ano Novo. Os terroristas podem atacar com pouco ou nenhum aviso, tendo como alvos locais turísticos, centros de transporte e outras áreas públicas”, escreveu o órgão na rede social.
O consulado dos EUA em Barcelona publicou a informação em seu site oficial e pediu que os americanos que estejam na cidade evitem a região de Las Ramblas, especialmente no trecho entre a Praça da Catalunha e a Praça do Portal de la Pau.
Em agosto de 2017, um terrorista atropelou vários pedestres em Las Ramblas. No total, 16 pessoas morreram e centenas se feriram.
O Departamento de Estado dos EUA costuma emitir alertas de viagem para informar aos cidadãos americanos sobre a segurança dos países para onde eles pretendem viajar. Atualmente, a Espanha está no nível 2 de alerta, que aconselha alguma atenção sobre possíveis riscos.
O sistema tem quatro níveis. Para locais onde o quarto, o mais alto, está em vigor, as viagens não são recomendadas por representarem “grande risco para a vida”.