Estátua de bronze em tamanho real de Melania Trump desaparece na Eslovênia
Obra substituía versão anterior feita em madeira que foi destruída em incêndio criminoso

Uma estátua de bronze em tamanho real da primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, desapareceu de um campo próximo à cidade de Sevnica, na Eslovênia, sua terra natal. A polícia local confirmou nesta quinta-feira, 15, que está investigando o caso.
De acordo com Alenka Drenik Rangus, porta-voz da polícia, o crime foi denunciado na terça-feira 13. “A ocorrência foi registrada e imediatamente os policiais visitaram a cena do crime e iniciaram uma investigação”, afirmou.
O criador da obra, o artista americano Brad Downey, disse que a estátua foi cortada na altura dos tornozelos e levada do local onde estava fixada, acrescentando que ficou “um pouco triste por ela ter sumido”.
“Minha sensação é que tem algo a ver com a nova eleição [de Donald Trump], mas quem sabe, certo?” Downey disse à AFP.
A obra, instalada em 2020 sobre um toco de árvore, substituía uma versão anterior feita em madeira pelo artista local Ales Zupevc que foi destruída por um incêndio criminoso. Após o incêndio, Downey optou por uma versão em bronze, descrevendo a estátua como um “anti-monumento, anti-propaganda”.
Desde que Melania chegou à Casa Branca, quando seu marido se tornou o presidente dos EUA, sua cidade natal, Sevnica – localizada a cerca de 90 km de Ljubljana, capital da Eslovênia –, passou a explorar a imagem da primeira-dama em produtos como bolos, chocolates e outros produtos. Trump, por sua vez, nunca visitou o país.