Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Estados Unidos: Em memória de mais um massacre

“A supremacia branca é um veneno, um veneno. E estamos permitindo que ela se espalhe e supure na frente dos nossos olhos”, disse o presidente Joe Biden

Por Caio Saad Atualizado em 4 jun 2024, 11h57 - Publicado em 20 Maio 2022, 06h00

Barbaridade que virou marca registrada dos Estados Unidos: um sujeito chega sozinho, armado até os dentes, e atira indiscriminadamente, matando quem estiver por perto. Aconteceu de novo, em Buffalo, no estado de Nova York, com requintes de crueldade. O assassino, Payton Gendron, de apenas 18 anos e distorcida convicção de que está em marcha um complô para aniquilar brancos e promover a ascensão de outras raças, tinha uma câmera no capacete para transmitir o massacre nas redes sociais — dez mortos e dois feridos em um mercado escolhido a dedo, a 300 quilômetros de sua casa, por se localizar em uma área predominantemente negra. “A supremacia branca é um veneno, um veneno. E estamos permitindo que ela se espalhe e supure na frente dos nossos olhos”, disse o presidente Joe Biden, ao lado da mulher, Jill, que depositou flores em um memorial improvisado para as vítimas. Gendron foi preso e a polícia investiga postagens em que se identifica como fascista e supremacista. Entre as vítimas estão Celestine Chaney, morta ao comprar morangos para fazer uma torta, e Andre Mackniel, que perdeu a vida ao ser baleado buscando o bolo do aniversário de 3 anos do filho. Apenas nos primeiros cinco meses de 2022 houve 198 ataques do gênero no país, segundo o Gun Violence Archive, que registra na estatística agressões com quatro ou mais pessoas baleadas, sem incluir o atirador. Todos os esforços até agora para controlar a venda de armas, uma bandeira do governo Biden que dificultaria essas carnificinas, foram em vão.

Publicado em VEJA de 25 de maio de 2022, edição nº 2790

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.