Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Em plebiscitos municipais, chilenos apoiam nova Constituição

Consulta pública preliminar indica que cerca de 80% dos cidadãos pedem uma nova Constituição e 70% querem assembleia constituinte"

Por AFP 16 dez 2019, 01h11

Com a participação de mais de 200 municípios, os chilenos reafirmaram as pesquisas que apoiam uma mudança na Constituição herdada da ditadura, de acordo com os resultados preliminares dessa consulta não vinculante divulgada neste domingo pelas autoridades locais.

A consulta, que se concretizou quase dois meses após o início dos protestos no país, começou nesta semana com a votação nos sites dos municípios, somando-se neste domingo as votações presenciais. No total, cerca de 1,5 milhão de eleitores puderam opinar pelo voto. Nas eleições gerais de 2017, o registro de eleitores era de 14,3 milhões de pessoas.

Na primeira divulgação de resultados, a Associação Chilena de Municípios informou que, nas 29 cidades que realizaram a consulta eletronicamente, foram registrados 1.055.044 votos. Desse total, 846.110 votaram para mudar a Constituição.

“Cerca de 80% dos cidadãos pedem uma nova Constituição e 70% pedem que essa Constituição seja feita por uma constituinte”, disse Felipe Delpin, prefeito de La Granja, na região Metropolitana de Santiago, à rádio Cooperativa.

As outras questões priorizadas pelas pessoas foram as demandas que marcaram a revolta: aposentadorias, saúde e educação pública.

Continua após a publicidade

O apelo às urnas foi lançado pelos prefeitos, respondendo à demanda dos manifestantes de mudar a Constituição herdada da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

No entanto, com o acordo político subsequente alcançado no Congresso para decidir em um plebiscito nacional em abril de 2020 sobre a alteração ou não da Carta Magna, a votação deste domingo foi estendida a outras áreas.

As cidades de Las Condes, Vitacura e Lo Barnechea, três das mais ricas de Santiago, retiraram a questão sobre a Constituição da consulta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.