Elon Musk é ausência em jantar de Trump com chefes de big techs na Casa Branca
Evento no Rose Garden marca aproximação entre governo e o Vale do Silício
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe nesta quinta-feira, 4, mais de 20 líderes do Vale do Silício para um jantar no recém-renovado Rose Garden da Casa Branca, segundo o governo norte-americano. A ausência de Elon Musk — ex-conselheiro de Trump e um dos empresários mais influentes do setor — na lista dos presentes chamou atenção.
Segundo a Casa Branca, estarão presentes nomes como Mark Zuckerberg, fundador da Meta, Tim Cook, CEO da Apple, Bill Gates, fundador da Microsoft, Sundar Pichai, CEO do Google, e Sam Altman, CEO da OpenAI, além de outros CEOs e investidores de peso do setor. Musk, que rompeu publicamente com Trump em junho, explicou em sua rede X que chegou a ser convidado, mas não poderia comparecer. “Um representante meu estará lá”, escreveu.
A relação entre o dono da Tesla, da SpaceX e do X, e Trumpse deteriorou após divergências sobre o papel do governo no desenvolvimento da tecnologia e sobre a política de subsídios para veículos elétricos.
O jantar marca um momento de reaproximação entre Trump e as big techs, marcada no passado por embates sobre moderação de conteúdo nas redes sociais e investigações antitruste. Nos últimos anos, o republicano esteve em rota de colisão com o setor por causa de disputas sobre moderação de conteúdo e investigações antitruste. Desde sua vitória eleitoral em 2024, no entanto, as empresas têm buscado maior alinhamento com a Casa Branca.
A reunião será realizada no novo pátio de pedra e mesas com guarda-sóis inspirado em Mar-a-Lago, resort do presidente dos Estados Unidos na Flórida. O jantar acontece após um evento sobre inteligência artificial promovido pela primeira-dama Melania Trump.
Psol aciona Nikolas na PGR após bolsonarista sugerir sequestro de Lula
Captura de Maduro: ministro da Defesa da Venezuela afirma que EUA mataram seguranças
Maduro buscou rota de fuga no Leste Europeu; Rússia e China recalculam apoio após ação dos EUA
Trump afirma que vice de Maduro coopera, mas número dois do chavismo exige libertação do presidente
A reação do filho de Nicolás Maduro à prisão dos pais







