
Diego Agúndez.
Lucknow (Índia), 6 mar (EFE).- Após as últimas eleições na Índia, a principal líder da comunidade dalit (‘intocáveis’), Mayawati, perdeu o domínio da região onde era mais forte, Uttar Pradesh, e o herdeiro da dinastia Gandhi, Rahul, também saiu bastante enfraquecido.
O grande vencedor das eleições nesta região, a mais importante e povoada da Índia, foi o Partido Samajwadi, uma formação regionalista que se apoia em castas mais baixas e que conseguiu atingir maioria absoluta, segundo dados oficiais.
De acordo com a Comissão Eleitoral, o Samajwadi ganhou em 223 dos 403 distritos da zona, enquanto Mayawati, que dominava em 207 localidades, venceu em apenas 80. A legenda dos Gandhi, o Partido do Congresso, está na quarta posição, com 28 cadeiras, seis a mais do que antes.
Cinco regiões da Índia, Uttar Pradesh, Goa, Punjab, Uttarkhand e Manipur foram às urnas no último mês. Segundo números da Comissão Eleitoral divulgados nesta terça-feira, a formação dos Ganhdi só conseguiria governar sozinho em Manipur.
‘Fizemos nosso papel, mas os resultados não são bons. Nossos fundamentos foram fracos. Até encontrarmos uma solução, a fraqueza não se irá’, disse Rahul Gandhi.
Com 200 milhões de habitantes, um de cada seis indianos, Uttar Pradesh viveu nestes meses um intenso jogo político, e os analistas esperavam para ver se Gandhi tiraria seu partido da marginalidade.
Rahul é filho da chefe do partido, Sonia Gandhi, e do ex-primeiro-ministro assassinado Rajiv Gandhi. Muitas pessoas na Índia acreditam que se aproxima do momento em que ele sairá como candidato a primeiro-ministro.
Rahul fez uma campanha em Uttar Pradesh, lar tradicional da família, voltada para os mais pobres. O político participou de mais de 200 comícios e a expectativa era conquistar pelo menos 65 cadeiras.
‘Seu trabalho foi brilhante. Se a organização falhou em capitalizar a energia positiva que ele trouxe, devemos culpar nós mesmos e a escolha de nossos candidatos’, declarou à Agência Efe a chefe regional do Partido do Congresso, Rita Bahuguna Joshi.
Nesta legislatura, a região foi o grande reduto da principal líder dalit do país, Mayawati, uma antiga professora acusada de corrupção e de opulência, mas ao mesmo tempo considerada um ícone pelos ‘intocáveis’.
O vencedor na região, no entanto, foi o partido Samajwadi, que representa castas mais baixas da região rural. O líder da formação, Mulayan Singh Yadav, já tinha governado Uttar Pradesh em três ocasiões.
‘Prometemos boas políticas para os camponeses, estudantes e para o desenvolvimento industrial. O povo não votou por casta, o êxito se deve a isto’, disse à Efe o filho do líder do partido, Akilesh Yadav, um dos candidatos da legenda. EFE