Economia dos EUA tem o pior desempenho desde a II Guerra
O PIB americano contraiu 3,5% por conta da pandemia; na crise de 2009, esse valor foi de 2,5%
Por conta da pandemia de Covid-19, a economia dos Estados Unidos teve seu pior desempenho desde o fim da Segunda Guerra Mundial, ao contrair 3,5% no ano de 2020.
A queda é maior do que a da crise de 2009, quando o Produto Interno Bruto (PIB) americano contraiu 2,5%, enquanto a recessão causada no pós-guerra, em 1946, fora de 11,6%.
A economia do país vinha crescendo com índices recorde de emprego, mas com a pandemia, o cenário mudou e o desemprego disparou – a cada semana, milhões de pessoas ficavam sem trabalho. No terceiro trimestre de 2020, os Estados Unidos tiveram um leve crescimento por conta da reabertura do comércio.
Segundo o jornal The Washington Post, a economia no último trimestre foi impulsionada por uma recuperação das vendas de automóveis e produtos domésticos, como móveis, procura por reformas e suprimentos para escritórios domésticos, ao mesmo tempo em que a renda da população diminuiu por conta do fim de programas de auxílio do governo.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já havia elencado a crise econômica como uma de suas prioridades no governo. Para isso, o democrata planeja acelerar a vacinação da população, desfazer a política tarifária do ex-presidente Donald Trump aumentando o valor pago por empresas ao governo, e criar, ao menos, 5 milhões de novos postos de trabalho.