Donald Trump comenta prisão de Bolsonaro: ‘Não estava sabendo. É uma pena’
Presidente americano foi questionado pela imprensa local sobre o político brasileiro
O presidente americano Donald Trump falou pela primeira vez sobre a prisão de Jair Bolsonaro (PL), preso na sede da Polícia Federal de Brasília depois de tentar violar sua tornozeleira eletrônica na madrugada deste sábado, 22. Questionado pela imprensa sobre o caso, Trump disse que não tinha conhecimento da prisão do ex-presidente. “Não estava sabendo de nada disso. Foi isso o que aconteceu? Acho que é uma pena”, respondeu ele.
Até o momento, não se sabe se Trump tomará novas medidas contra o Brasil em nome de Bolsonaro. Em julho, o presidente americano impôs uma série de tarifas a produtos brasileiros alegando, entre outras coisas, que o ex-presidente estaria sofrendo uma suposta perseguição política. Ele também impôs medidas restritivas contra ministros do STF, em especial Alexandre de Moraes, com o incentivo de Eduardo Bolsonaro, que se autoexilou no pais. Nos últimos dias, no entanto, depois de conversas com o presidente Lula (PT), o líder americano retirou as taxas de uma parcela dos produtos agrícolas brasileiros, incluindo carne e café.
Trump sobre prisão de Bolsonaro: “O quê? Não sei nada sobre isso. Não ouvi falar. Foi o que aconteceu? É uma pena.”
— Raquel Krähenbühl (@Rkrahenbuhl) November 22, 2025
Por que Bolsonaro foi preso?
Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado, na superintendência da Polícia Federal em Brasília. A decisão foi emitida diante do risco de fuga e pela garantia da ordem pública, após Flávio Bolsonaro ter convocado uma vigília para a portaria do condomínio onde o pai dele estava preso e a constatação de uma tentativa de violação da tornozeleira eletrônica que o monitorava na prisão domiciliar.
Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes aponta que o Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal alertou o STF sobre a ocorrência de “violação do equipamento de monitoramento eletrônico” usado pelo ex-presidente. A possível ruptura da tornozeleira teria se dado no início da madrugada deste sábado, “às 0h08min do dia 22/11/2025”. “A informação constata a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga, facilitada pela confusão causada pela manifestação convocada por seu filho”, diz Moraes.
Apreendido pela PF, celular de Daniel Vorcaro assombra a política em Brasília
Cruzeiro x Corinthians no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações
Centrão quer convencer Lula a anistiar presos do 8 de Janeiro e atuar por Bolsonaro solto
Desabafo de Ciro Nogueira expõe diferença entre Lula e Bolsonaro
O lamento de Gloria Perez após a prisão de Bolsonaro







