Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Deslizamento de montanha de lixo na Uganda mata ao menos 35, diz polícia

Chuvas torrenciais provocaram acidente em aterro sanitário na capital do país africano, Kampala, soterrando dezenas de pessoas, animais e casas

Por Da Redação 16 ago 2024, 14h13

O número de mortos pelo deslizamento de uma enorme montanha de lixo em aterro sanitário na capital de Uganda, Kampala, há uma semana subiu para 35, incluindo 12 jovens, informou a polícia local nesta sexta-feira, 16.

Outros nove corpos foram encontrados desde que as buscas começaram na última quarta-feira 14. Naquele momento, as autoridades haviam relatado um total de 26 mortos. Pelo menos 28 pessoas ainda estão desaparecidas.

A polícia disse em um comunicado que alguns dos corpos desenterrados nos últimos dias estavam em mau estado, dificultando o processo de identificação das vítimas. 

O porta-voz da polícia metropolitana de Kampala, Patrick Onyango, disse à agência de notícias AFP que as operações de resgate continuariam, apesar de parte do aterro estar inundado, impedindo o uso de escavadeiras. Ele acrescentou que um dos corpos encontrados na quinta-feira 15 era de um homem que estava desaparecido desde 2022, identificado como Abdul Nasir.

Deslizamento em aterro

Na última sexta-feira 9, uma montanha de lixo desmoronou no aterro de Kiteezi, em Kampala, devido a chuvas torrenciais, soterrando dezenas de pessoas, animais e casas. O acidente aconteceu de madrugada, enquanto os moradores da região dormiam. 

Continua após a publicidade

O prefeito da capital ugandense, Erias Lukwago, descreveu o episódio como um “desastre que estava destinado a acontecer”. Ele já havia alertado sobre os riscos do desabamento de resíduos no local.

As autoridades municipais afirmaram que pelo menos 1.000 pessoas precisaram ser deslocadas devido ao incidente. A Cruz Vermelha de Uganda montou tendas perto do local para receber os desabrigados.

Criado em 1996, o Kiteezi foi por décadas o único lixão de Kampala, recebendo quase todos os resíduos coletados na cidade. Os moradores da área já fizeram diversas reclamações sobre o perigo do contato da população com substância potencialmente tóxicas presentes no aterro. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.