Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Deputado diz que mulheres devem ganhar menos: “são mais fracas”

Declaração foi feita durante um debate sobre a desigualdade salarial de gênero na Europa

Por Da redação
Atualizado em 14 mar 2017, 17h12 - Publicado em 3 mar 2017, 15h48

Um membro do Parlamento Europeu afirmou, durante uma sessão na Casa, que as “mulheres devem ganhar menos que os homens porque são mais fracas, menores e menos inteligentes”. O Parlamento está investigando se, com o comentário, o polonês Janusz Korwin-Mikke quebrou o regimento interno, que proíbe difamação, racismo e xenofobia.

A declaração foi feita durante um debate sobre a desigualdade de gênero na Europa, em que os parlamentares discutiam a diferença salarial entre homens e mulheres, segundo o jornal português Público. A média europeia de desigualdade salarial, de acordo com a publicação, é de 16%.

Em um vídeo da sessão em que Korwin-Mikke defende que os homens devem ser mais bem remunerados que as mulheres, a deputada espanhola Iratxe García-Pérez aparece repreendendo o colega polonês. “Eu sei que o fato de que as mulheres podem representar cidadãos europeus nesta Casa em igualdade de condições com você te incomoda e te preocupa. Venho defender as mulheres europeias de homens como você”, respondeu García-Pérez.

O grupo dos deputados socialistas e democratas exigiu do presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, “uma sanção exemplar contras as vergonhosas declarações” de Korwin-Mikke.

Continua após a publicidade

Segundo a rede britânica BBC, o parlamentar polonês pode ser punido com penas que vão de uma advertência a multa e suspensão temporária.

Esta não foi a primeira declaração polêmica de Korwin-Mikke no Parlamento Europeu. Em outubro de 2015, ele foi suspenso por dez dias por fazer uma saudação nazista na Casa e, no ano passado, foi suspenso por cinco dias e deixou de receber  dez dias de presença (3.060 euros, o equivalente a 10.000 reais) por comparar o fluxo de migrantes da Europa com “excremento”.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.