Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Corte de rabinos autoriza o divórcio de ´mulher acorrentada´

A ucraniana Tzviya Gorodetsky pedia a separação desde 1995, quando foi agredida e perdeu um bebê; marido preferiu ser preso a atender ao pedido

Por Da Redação
Atualizado em 5 jun 2018, 18h10 - Publicado em 5 jun 2018, 17h15

Um tribunal privado de rabinos de Israel dissolveu na segunda-feira 4 o casamento de uma mulher judia cujo marido resistiu por 23 anos a lhe conceder o divórcio. Essa negativa por período tão longo tornou a ucraniana Tzviya Gorodetsky, de 54 anos, o caso mais extremo no país de “mulher acorrentada“, segundo o jornal The Times of Israel.

“Mulher acorrentada” é o termo judaico para aquelas cujos maridos resistem a conceder o divórcio religioso. Tzviya pedia a separação a seu marido, Meir Gorodetsky, desde 1995, desde que sofrera uma agressão dele que resultou em aborto espontâneo dois dias antes do parto.

Cinco anos depois, ele foi condenado por uma corte de rabinos a dar-lhe o divórcio em trinta dias ou ir para a prisão. Meir preferiu a cadeia. No ano passado, Tzviya chegou a fazer uma greve de fome do lado de fora do Knesset, o Parlamento israelense, para protestar por seus direitos ao divórcio.

Segundo o Times of Israel, a decisão do tribunal privado de rabinos não deverá ser reconhecida pelo Rabinato Chefe de Israel, a autoridade suprema do judaísmo no país. Mas, pelo menos, permitirá a Tzviya casar-se novamente.

Continua após a publicidade

“Eu me sinto verdadeiramente em paz. Eu me sentia em uma situação inadequada, que a justiça não seria feita e vivia aflita. Agora é um conforto saber que há rabinos que pensam diferente e que concordaram em me libertar. Eu ganhei minha liberdade de volta”, disse Tzviya ao Times of Israel.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.