Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Coronavírus ‘não chegou’ às Américas, diz entidade da OMS

Organização Pan-Americana de Saúde afirma que caso nos EUA está isolado e não houve transmissão entre pessoas no país

Por Caio Mattos Atualizado em 23 jan 2020, 14h54 - Publicado em 22 jan 2020, 21h04

O sub-diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o brasileiro Jarbas Barbosa, afirmou a VEJA que a nova mutação do coronavírus surgida na China em 31 de dezembro  ainda “não chegou” ao continente americano até o final da tarde desta quarta-feira, 22. A Opas é uma entidade associada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e sediada em Washington, nos Estados Unidos.

“[Nas Américas,] há apenas um caso oficialmente reportado até o momento, nos Estados Unidos. Mas não há registro de transmissão do coronavírus na região”, afirmou Barbosa em entrevista a VEJA. “O novo coronavírus não chegou no país porque há apenas um ‘caso importado’, concluiu, referindo-se ao fato de o paciente ter sido contaminado fora do país.

O governo dos Estados Unidos anunciou na terça-feira 21 que um homem — que havia retornado no dia 15 de janeiro de uma viagem da cidade chinesa de Wuhan, onde o surto teve início — foi isolado por apresentar sintomas associados ao novo coronavírus, o 2019-nCoV. Ele está em tratamento.

A transmissão do novo coronavírus entre pessoas ainda ocorre apenas na cidade de Wuhan, segundo Barbosa. O coronavírus, de fato, não se transmite “tão rapidamente comparado ao vírus Influenza, causador da gripe ou ao do sarampo”. Mas estamos avaliando a cada dia”, disse o subdiretor da OPAS.

Alguns países das Américas, como México, investigam suspeitas de pessoas que estariam contaminadas com o novo coronavírus, mas ainda não confirmaram novos casos. No Brasil, o Ministério da Saúde afirmou que um suposto paciente em Belo Horizonte não está contaminado com o coronavírus.

Continua após a publicidade

Barbosa informou que nem todos os países do continente tem condições técnicas para identificar pacientes contaminados com o novo coronavírus em questão de horas. Se algum caso suspeito é reportado em uma dessas nações, uma amostra do sangue do paciente “é enviada para um de dois laboratórios em Winnipeg, no Canadá, e em Atlanta, nos Estados Unidos, que cooperam com a OPAS”, afirma Barbosa.

“Cada país deve estar preparado [para identificar e isolar paciente contaminados com o coronavírus] para evitar a disseminação do vírus”, ressalvou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.