Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Coreia do Norte testa novos mísseis ‘com sucesso’

Regime de Pyongyang não deu detalhes do alcance dos foguetes. Coreia do Sul detectou lançamentos de projéteis que voaram por 190 km antes de cair no mar

A Coreia do Norte conduziu “com sucesso” testes de novos mísseis teleguiados, informou nesta sexta-feira a imprensa estatal do país. Segundo a agência oficial KCNA, o ditador Kim Jong-un supervisionou os lançamentos e expressou “grande satisfação” com os resultados. Em fotos divulgadas pelo regime, o ditador aparece sorridente ao lado de autoridades militares. A KCNA não detalhou o local dos testes nem o alcance dos projéteis – apenas destacou que eles eram “de última geração”.

Leia também:

Para Coreia do Norte, comédia sobre ditador é ‘ato de guerra’

Coreia do Norte faz disparos perto de navio militar sul-coreano

Reação – Membros da Defesa da Coreia do Sul, no entanto, detectaram o lançamento de três mísseis de curto alcance em uma cidade portuária no leste da nação vizinha. As autoridades sul-coreanas afirmam que os projéteis teriam voado por 190 quilômetros antes de cair no mar, sem causar nenhum dano. Junto do programa nuclear, o programa de mísseis da Coreia do Norte é visto como uma das grandes ameaças à segurança regional.

O porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul, Kim Min-seok, alertou que o norte aumenta gradualmente o alcance dos testes a cada lançamento.

Apesar dos testes terem sido realizados em um momento de relativa calma na península, a imprensa oficial do regime norte-coreano defendeu que os lançamentos são uma medida de autodefesa contra a parceria militar entre Coreia do Sul e Estados Unidos que “sufoca e isola” Pyongyang.

(Com Estadão Conteúdo e EFE)