Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Coreia do Norte tem centrais nucleares secretas, diz ONU

Cientista americano teria visitado uma dessas usinas, em novembro passado

Por Da Redação 1 fev 2011, 08h53

Relatório da ONU recomenda o endurecimento de sanções ao país comandado pelo ditador Kim Jong-Il

Peritos da Organização das Nações Unidas (ONU) acreditam que a Coreia do Norte tenha pelo menos uma central nuclear secreta. Um relatório que deve ser divulgado nos próximos dias apresenta provas reunidas pelo cientista nuclear americano Siegfried Hecker, que teria visitado uma dessas instalações, até então desconhecida, em novembro do ano passado. Segundo ele, os reatores para enriquecimento de urânio teriam sido fabricados em outras usinas mantidas em sigilo por Pyongyang.

Autoridades norte-coreanas mostraram a Hecker, que é professor da Universidade de Stanford, uma usina de enriquecimento de urânio funcionando aparentemente com 100% da capacidade, dentro do complexo de Yongbyon. Para o cientista, é improvável que o país tenha fabricado todos os equipamentos. Diplomatas ouvidos pela ONU também garantem que não há como o reator ter sido montado sem a existência de outros locais – também secretos.

O relatório foi entregue ao Conselho de Segurança na última semana e recomenda o endurecimento das sanções à Coreia do Norte, o congelamento de bens e a proibição aos funcionários nucleares de viajar. A informação não é novidade para o país vizinho, a Coreia do Sul, que em dezembro do ano passado alertou o mundo sobre a existência de usinas secretas, além do complexo nuclear de Yongbyon.

Continua após a publicidade
Publicidade