Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Coreia do Norte ameaça ‘destruição final’ da Coreia do Sul

Pyongyang realizou teste nuclear na semana passada e pode dar novos passos

A Coreia do Norte fez uma nova ameaça contra a Coreia do Sul durante um debate na Conferência de Desarmamento da ONU, nesta terça-feira, alertando que pode tomar “segundo e terceiro passos” após ter realizado um teste nuclear na semana passada. “O comportamento errático da Coreia do Sul vai apenas anunciar a sua destruição final”, disse o diplomata norte-coreano Jon Yong Ryong durante o encontro.

Na segunda-feira, a União Europeia concordou em intensificar as sanções contra a Coreia do Norte, a fim de restringir a capacidade do país para o comércio, após o teste nuclear da semana passada. “Esta é a resposta a um programa nuclear que coloca em risco não só a região, mas todo o sistema de segurança do mundo”, disse o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle.

Leia também: Para Coreia do Norte, ONU declarará guerra com sanções

A nova medida coercitiva vai incrementar as aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU em janeiro, adicionando formas de bloquear a venda de produtos norte-coreanos como ouro, metais preciosos e diamantes, segundo detalharam diplomatas da UE à agência Reuters. As sanções também proíbem a entrada de componentes que poderiam ser usados em mísseis balísticos, como certos tipos de alumínio.

Além disso, os bancos norte-coreanos estão impedidos de abrir filiais na União Europeia, e os bancos europeus não podem mais abrir novas agências no país asiático. A Coreia do Norte foi amplamente condenada na semana passada após realizar o terceiro teste nuclear de sua história, o primeiro sob o governo de Kim Jong-un.

Saiba mais: O país mais fechado (e estranho) do mundo

(Com agência Reuters)