Contraofensiva ucraniana avança em vila estratégica ao sudeste do país
Vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, disse que soldados de Kiev já ocuparam Robotyne e começaram retirada de civis
A Ucrânia informou nesta terça-feira, 22, que teve avanços da retomada de partes da vila de Robotyne, situada na região de Zaporizhzhya. A operação faz parte da contraofensiva ucraniana, lançada em junho, que busca recuperar territórios ocupados pelas tropas russas desde o início da guerra, em fevereiro do ano passado.
Através do Telegram, a vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, relatou que os soldados de Kiev já teriam ocupado Robotyne e começado a organização do processo de retirada de civis, mas que enfrentavam forte resistência armada russa. A vila é caminho para Tokmak, um importante centro rodoviário e ferroviário tomado por Moscou.
A retomada de Tokmak seria um trunfo para o governo de Volodymyr Zelensky, que visa alcançar o Mar de Azov, crucial para o translado de cereais e aço produzidos ao leste do país. O estreito já havia sido, inclusive, palco de tensões entre Rússia e Ucrânia em 2018, quando forças russas detiveram três navios ucranianos sob a alegação de que teriam invadido suas águas.
+ Apesar de lentidão, Ucrânia reivindica ‘sucesso parcial’ em contraofensiva
Uma publicação nas redes sociais do Ministério da Defesa divulgou um “vídeo tocante” que exibe o resgate de moradores de Robotyne, cidadãos conversando com seus familiares por telefone após o fim da operação e uma mulher beijando o rosto de um dos militares, como forma de agradecimento. O post destaca, ainda, que esses cidadãos “estão a caminho para a paz” e que “a libertação das cidades e aldeias ocupadas da Ucrânia continua”.
"We waited so long that today they came unexpectedly…"
A touching video by the 47th Mechanized Brigade shows the rescue of residents of the village of Robotyne.
These people have already been saved; they are on their way "to peace."
The liberation of the occupied cities and… pic.twitter.com/ucN0wlLpQv— Defense of Ukraine (@DefenceU) August 22, 2023
“Nós tínhamos esperança de que nosso pessoal [tropas ucranianas] viria e tudo ficaria bem. Você sabe, nós esperamos por tanto tempo que hoje foi surpreendente”, desabafou uma mulher, de 52 anos, no vídeo. “Nós nem conseguíamos acreditar de que eram os nossos [soldados]”.
O Instituto para o Estudo da Guerra, um grupo de pesquisa dos Estados Unidos, definiu os avanços em Robotyne, que superaram os campos minados russos, como “taticamente significativos”. A contraofensiva ucraniana tem progredido a pequenos passos diante da resistência de Moscou. Embora lento, um “sucesso parcial” foi reivindicado por Maliar, na semana passada, nas regiões ao sul e sudeste do país.