Contra expectativas, EUA alinham posição com G7 e cobram Rússia por cessar-fogo
Caso Moscou não ceda, novas sanções econômicas serão impostas, segundo o rascunho final do comunicado
O G7, grupo dos países mais industrializados do mundo, fechou nesta sexta-feira 14 uma posição conjunta em defesa da Ucrânia, exigindo que a Rússia aceite um cessar-fogo imediato nos termos propostos por Kiev. Caso Moscou não ceda, novas sanções econômicas serão impostas, segundo o rascunho final do comunicado, visto pela agência de notícias Reuters.
O que mais chamou atenção, no entanto, foi a adesão inesperada dos Estados Unidos à declaração, marcando uma guinada em relação à postura ambígua que o governo de Donald Trump vinha adotando sobre a guerra.
Desde sua posse, Trump evitou endossar abertamente a integridade territorial da Ucrânia e não descartou a possibilidade de Kiev ter que ceder territórios ocupados à Rússia para alcançar a paz. A hesitação do governo americano vinha gerando tensão entre Washington e seus aliados tradicionais. No entanto, diante da crescente pressão internacional, os EUA decidiram acompanhar o G7.
O comunicado final do encontro, realizado em La Malbaie, no Canadá, também enfatizou a necessidade de “garantias robustas de segurança” para que qualquer trégua seja sustentável. Além disso, o texto também adotou uma linha mais dura contra a China, elevando o tom sobre Taiwan.
O texto, no entanto, evitou compromissos claros sobre a solução de dois Estados para o conflito entre Israel e o grupo militante palestino Hamas, um tema que tem dividido o grupo.
A reviravolta americana surpreendeu diplomatas, que esperavam um distanciamento maior de Washington. O secretário de Estado americano, Marco Rubio, minimizou a mudança de postura, afirmando que “não permitiria que divergências sobre certos temas impedissem a cooperação em pontos de consenso”. Apesar do alinhamento momentâneo, a instabilidade da política externa dos EUA sob Trump ainda gera dúvidas.
César Tralli foi ‘impedido’ de dar boa-noite em sua estreia no JN
A reação ao discurso humanista de Luciano Huck sobre operação no Rio
Em vídeo, vereadora do PSOL diz que traficantes são ‘trabalhadores megaexplorados’
Após falência, Rontan leiloa fábrica e bens por R$ 160 milhões
Atriz pornô é coroada rainha de bateria e causa revolta no mundo do samba







