Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Conte aceita formar governo na Itália e apresenta lista de ministros

O Movimento 5 Estrelas (M5S) e o ultradireitista Liga Norte chegaram a um acordo depois de mais de dois meses de instabilidade política

Por EFE
Atualizado em 31 Maio 2018, 19h05 - Publicado em 31 Maio 2018, 18h02

O jurista Giuseppe Conte, proposto pelo partido antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S) e o ultradireitista Liga Norte, aceitou formar um governo na Itália e apresentou imediatamente sua lista de ministros ao presidente Sergio Mattarella.

Mattarella convocou Conte depois que o M5S e a Liga anunciaram que tinham chegado outra vez a um acordo para apresentar um novo Executivo, após o veto do presidente ao indicado pelo jurista para o cargo de ministro da Economia, o eurocético Paolo Savona, de 81 anos.

Na lista que Conte entregou hoje a Mattarella, Savona estará à frente do Ministério de Assuntos para a União Europeia (UE), enquanto o M5S e a Liga deixaram a pasta de Economia a cargo do professor romano Giovanni Tria, de 69 anos.

O juramento de Conte e do Executivo acontecerá amanhã às 16h (horário local, 11h de Brasília).

Continua após a publicidade

Conte, um jurista praticamente desconhecido até uma semana atrás e que hoje deu aulas normalmente na Universidade de Florença, falou depois do anúncio do presidente para comunicar seu Executivo.

Entre as mudanças com relação à lista que pretendiam apresentar na semana passada estava o novo ministro de Relações Exteriores que será agora o ex-juiz do Tribunal de Justiça da UE, Enzo Moavero Milanesi. A distribuição de pastas entre o M5S e a Liga é praticamente equitativa.

Continua após a publicidade

O M5S ficou com Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Luigi Di Maio), Saúde (Giulia Grillo), Cultura e Turismo (Alberto Bonisoli), Defesa (Elisabetta Trenta), Justiça (Alfonso Bonafede), Assuntos para o Sul (Barbara Lezzi), Infraestruturas (Danilo Toninelli), Relações com o Parlamento (Riccardo Fraccaro) e Meio Ambiente (Sergio Costa).

Por sua vez, a Liga controlará Interior (Matteo Salvini), Administração Pública (Giulia Bongiorno), Assuntos Regionais (Enrica Stefani), Incapacidade e Família (Lorenzo Fontana), Agricultura (Gianmarco Centinaio) e Educação (Marco Bussetti).

Além disso, o braço direito de Salvini, Giancarlo Giorgetti, será nomeado como subsecretário da presidência do governo.

Continua após a publicidade

Esse Executivo terá ainda que superar a votação de posse nas duas casas do parlamento, a Câmara dos Deputados e o Senado, o que deve acontecer sem percalços, uma vez que o M5S e a Liga contam com maioria absoluta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.