Congresso dos EUA aprova lei que autoriza deportação de imigrantes acusados de crimes
Esse deve ser o primeiro projeto de lei a ser sancionado pelo novo presidente do país, Donald Trump

O Congresso dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira, 22, um projeto de lei que autoriza a detenção e a deportação de imigrantes ilegais acusados de crimes. Esse deve ser o primeiro projeto de lei a ter passado pelos parlamentares e a ser sancionado pelo novo presidente do país, Donald Trump.
O projeto foi aprovado por 263 a 156 e indica o crescente apoio dos parlamentares a uma condução mais dura, como defende Trump, das políticas migratórias no país. Os republicanos têm maioria no Congresso, mas a proposta foi aprovada por 46 democratas.
O projeto de lei aprovado nesta quarta recebeu o nome de Laken Riley Act, em homenagem a uma estudante de enfermagem que foi morto no ano passado por um imigrante ilegal vindo da Venezuela. O imigrante tinha passagem pela polícia por um caso de furto, mas não tinha ficado preso.
Pela lei, imigrantes ilegais acusados de roubo, furto, agressão a policiais ou crimes que resultem em morte ou lesão corporal grave poderão ser presos e deportados pelas autoridades, mesmo que ainda não tenham sido condenados.
Na segunda-feira, Trump tomou posse para seu segundo mandato à frente dos EUA e logo no primeiro dia assinou diversos decretos que provem um cerco a imigrantes ilegais. Um deles, por exemplo, estabeleceu emergência na fronteira com o México e busca anular a concessão automática de cidadania a filhos, nascidos nos EUA, de imigrantes ilegais, algo previso na Constituição americana.