Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Condenado por matar George Floyd faz acordo com Justiça dos EUA

Ex-policial Derek Chauvin já havia sido condenado em 2020 e poderá cumprir as duas penas simultaneamente

Por Duda Gomes 4 Maio 2022, 18h58

O juiz federal responsável pelo caso dos quatro policiais envolvidos no assassinato de George Floyd, em maio de 2020, aceitou o acordo judicial de Derek Chauvin, culpado por matar o segurança ao ajoelhar em seu pescoço por nove minutos, até que parasse de respirar. Ele foi condenado de 20 a 25 anos de prisão.

Chauvin já havia sido condenado em junho de 2021 a 22 anos e meio de prisão por homicídio em segundo grau, homicídio em terceiro grau e homicídio culposo em segundo grau. No ano passado, ele também se declarou culpado por “violar os direitos constitucionais” de Floyd.

O ex-policial havia sido condenado pela Justiça de Minneapolis por homicídio e pela Justiça Federal por violar os direitos civis de Floyd.

A defesa de Chauvin pediu ao Tribunal de Apelações de Minnesota que anulasse sua condenação por violação dos direitos do ex-segurança, meses atrás, que também mencionou que Chauvin deveria cumprir entre 17 e pouco mais de 21 anos, “assumindo todo o crédito de bom tempo”.

Continua após a publicidade

Ele poderá cumprir as duas penas simultaneamente.

A morte do homem negro de 46 anos gerou indignação generalizada depois que um vídeo que capturou a abordagem do agente de segurança viralizou na internet, mostrando como Chauvin ajoelhou-se sobre o pescoço do suspeito. Desarmado, o ex-segurança detido sob a suspeita de ter utilizado uma nota de 20 dólares falsa repetiu “eu não consigo respirar” diversas vezes até perder a consciência.

O crime gerou uma onda de protesto ao redor do mundo contra o racismo e a violência da polícia. De acordo com uma pesquisa da Bowling Green State University, além de Chauvin, apenas dez policiais foram condenados nos Estados Unidos por homicídios em serviço desde 2005.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.