Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como os vizinhos da América do Sul tentam evitar o ‘Risco Brasil’

Cada vez mais, eles estão tomando medidas para se isolar do país

Por Da Redação Atualizado em 4 jun 2024, 13h13 - Publicado em 19 mar 2021, 06h00

- Argentina

Cada vez mais, os vizinhos sul-americanos estão tomando medidas para se isolar do Brasil por conta do Covid-19. No sábado 13, o governo argentino cortou mais 20% dos voos que saem daqui. O tráfego aéreo já tinha sido alvo de uma redução de 50% no início do ano. Também foi prorrogado até 9 de abril o decreto que impede a entrada via terrestre no país — as exceções são para brasileiros residentes na Argentina ou que tenham o documento de identidade de lá. A ministra da Saúde, Carla VIzzotti, disse que, com a nova cepa, o Brasil tem “um aumento preocupante de casos” de Covid-19.

- Chile

Desde 11 de março, qualquer pessoa vinda do Brasil é encaminhada a “residências sanitárias”, geralmente hotéis custeados pelo governo chileno. O local serve para cumprir uma quarentena do covid-19 a fim de garantir que o visitante não está assintomático. O objetivo é evitar a disseminação de novas cepas.

- Peru

Voos que partem do Brasil estão suspensos, pelo menos até 31 de março. Para impedir a transmissão da variante brasileira do covid-19, não podem entrar também visitantes de outras nacionalidades que estiveram por aqui nos últimos catorze dias.

- Colômbia

O país está com todos os voos do Brasil suspensos em razão principalmente da preocupação com a variante amazônica do vírus — nesta semana, foi confirmada a primeira morte de um colombiano em decorrência da nova cepa. O transporte de cargas entre os países funciona com rígidos protocolos sanitários de segurança e todos que chegam têm de cumprir catorze dias de quarentena. A preocupação chegou a tal ponto que o presidente Iván Duque cancelou a viagem que faria ao Brasil em 23 de março para cumprir agenda com o presidente Jair Bolsonaro.

Publicado em VEJA de 24 de março de 2021, edição nº 2730

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.