Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Com recordes, veja quanto a Fifa já arrecadou com a Copa do Catar

Faturamento desta edição já é o maior da história das copas

Por Da Redação
Atualizado em 6 dez 2022, 13h22 - Publicado em 6 dez 2022, 13h20

A Fifa anunciou nesta terça-feira, 6, que a Copa do Mundo de 2022 no Catar já garantiu cifras inéditas para a entidade. Durante todo o ciclo de organização do evento, que teve início em 2019, já foram arrecadados US$ 7,5 bilhões, o equivalente a R$ 39 bilhões, valor que vai aumentar ainda mais até o final do torneio. 

De acordo com o presidente da federação, Gianni Infantino, isso foi possível porque a Fifa conseguiu vender todas as cotas de patrocínio disponíveis para esta edição. Divididas em três grupos, as cotas foram adquiridas por quase 30 empresas como Adidas, Coca-Cola, Budweiser, McDonald’s e Vivo. 

+ Saúde de Pelé gera manifestações no mundo do futebol; confira

“A principal receita ocorre através da Copa do Mundo. Com essa verba, a entidade deve investir cada vez mais no desenvolvimento do futebol, na base, na raiz, para que o esporte se recicle e chegue em todos os cantos do planeta. Assim, a modalidade se manterá forte no médio e longo prazo”, explica o especialista em marketing esportivo, Fábio Wolff.

Quem também lucrou com o recorde de arrecadação foram as confederações nacionais participantes, que receberam quase US$ 2 bilhões (R$ 10,5 bilhões) da Fifa, valor que supera em 10% os pagos na última edição do torneio, em 2018. 

Todas as 32 seleções participantes recebem no mínimo US$ 9 milhões (R$ 47 milhões), quantia que vai aumentando à medida que os times avançam de fase. A equipe campeã, que receberá a maior premiação, deve ganhar US$ 42 milhões (R$ 220 milhões) da entidade. 

Continua após a publicidade

Outro fator fundamental para o sucesso financeiro da competição é a quantidade de espectadores. De acordo com a Fifa, cerca de 5 bilhões de pessoas espalhadas pelo mundo inteiro assistirão a Copa do Mundo no Catar, superando os 3,5 bilhões registrados no mundial da Rússia, quatro anos antes. 

+ ‘Foi um erro’: a dura declaração de Joseph Blatter sobre a Copa do Mundo

“A chegada de novas plataformas no cenário da transmissão esportiva democratiza ainda mais o acesso do público a tais eventos. Dessa maneira, mais pessoas conseguem acompanhar o conteúdo exibido, aumentando o alcance das marcas parceiras”, diz o diretor da NSports, Guilherme Figueiredo. 

No Brasil, um dos 223 países que assistem ao torneio, as opções para assistir vão desde a televisão aberta até serviços de streaming totalmente gratuitos, como o Fifa+, e até transmissões abertas no YouTube. 

“Com mais alcance, as empresas começam a pagar valores ainda mais altos nos contratos. Todo esse ciclo fortalece a competição, que tem tudo para seguir em pleno crescimento, tanto no aspecto financeiro, quanto no apelo junto aos torcedores”, completa Figueiredo. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.