Com presidente da Áustria, Lula reforça desejo de ‘industrialização verde’
Reunião bilateral contemplou transição energética, energia limpa e a edição da COP 30 em Belém
Em meio a uma agenda atribulada em Nova York, às margens da Assembleia-Geral das Nações Unidas, a reunião de Lula com o presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, teve como tema central maneiras inteligentes de exploração e preservação do Meio Ambiente.
Assim, a conversa nesta terça-feira, 19, contemplou transição energética, energia limpa, edição da COP 30 em Belém e até mesmo o desejo do Brasil de partir para um projeto de “industrialização verde”.
+ Fala de Lula na ONU foi ‘estratégica’, diz Marina Silva a VEJA
Durante a manhã, Lula já havia usado boa parte de seu discurso na Assembleia para falar do meio ambiente. Para o petista, o Brasil está na vanguarda da transição energética, já que a matriz energética nacional é uma das mais limpas do mundo – 87% é proveniente de fontes limpas e renováveis. Ressaltando o Plano de Transformação Ecológica (que tem por objetivo proporcionar mudanças estruturantes na economia e meio ambiente brasileiros) como uma aposta na industrialização e infraestrutura sustentáveis, afirmou ainda que o país tem soberania e capacidade para se tornar líder no setor da sustentabilidade.
A VEJA, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, classificou o discurso como “estratégico”.
“O presidente cobriu desafios importantes para a agenda mundial, como energia verde e desigualdade social. Foi um discurso estratégico”, disse.