Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Colômbia: propina da Odebrecht teria financiado reeleição de Santos

Repasse teria sido feito por ex-congressista acusado de favorecer a construtora, segundo o Ministério Público colombiano

Por Da redação
Atualizado em 7 fev 2017, 21h52 - Publicado em 7 fev 2017, 21h52

O Ministério Público da Colômbia informou nesta terça-feira que parte de uma propina que a empreiteira Odebrecht pagou a um ex-senador colombiano “teria sido” destinada à campanha de reeleição do presidente Juan Manuel Santos em 2014.

O ex-congressista Otto Bula, acusado de favorecer a Odebrecht na adição do contrato de uma obra pública, “realizou durante o ano de 2014 duas remessas para a Colômbia (…) na soma total de um milhão de dólares, cujo beneficiário final teria sido a gerência da campanha ‘Santos Presidente – 2014′”, disse o procurador-geral, Néstor Humberto Martínez, em coletiva de imprensa.

Roberto Prieto, chefe de campanha de Santos, negou, por meio de comunicado, ter recebido dinheiro da construtora brasileira e afirmou que não conhece o ex-congressista Otto Bula, reportou o jornal colombiano El Tiempo.

Peru

Nesta terça-feira, a promotoria do Peru afirmou ter pedido a um tribunal a prisão por dezoito meses do ex-presidente peruano Alejandro Toledo, acusado de receber subornos milionários da Odebrecht. O pedido de prisão preventiva de Toledo, que governou o país entre 2001 e 2006, será avaliado pelo juiz Richard Concepción, disse o Poder Judiciário em sua conta no Twitter.

Continua após a publicidade

 

Segundo reportagem recente do jornal La Republica, o ex-presidente peruano recebeu 20 milhões de dólares (63 milhões de reais) em suborno da Odebrecht, em pagamentos escalonados a partir de 2005, quando ainda era presidente, até o ano de 2008, já no governo de seu sucessor Alan García.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.