Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Cinco corpos são encontrados em antigo complexo de bunkers de Hitler

Esqueletos sem pés e mãos estavam do lado de fora de uma casa ocupada por um comandante nazista

Por Da Redação
Atualizado em 8 Maio 2024, 14h06 - Publicado em 1 Maio 2024, 15h10

Arqueólogos encontraram cinco esqueletos humanos, sem mãos e pés, do lado de fora de uma casa ocupada pelo comandante nazista Hermann Göring na cidade de Kętrzyn, na Polônia. A informação foi divulgada pela revista alemã Der Spiegel nesta segunda-feira, 29.

A descoberta foi realizada pela Fundação Latebra, voltada para a recuperação de obras de arte perdidas, que atua no local há anos. A residência fazia parte de um complexo de bunkers apelidado de “Toca do Lobo”, uma das bases usadas por Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

“A singularidade desta descoberta reside no fato de os corpos terem sido encontrados nas instalações do complexo mais bem guardado do Terceiro Reich”, destacou o comunicado.

Acredita-se que os corpos eram de três adultos, um adolescente e um recém-nascido. Ainda não se sabe a idade exata dos vestígios, uma vez que as análise de datação não foram concluídas. Não foram encontrados vestígios de roupas. Eles estavam dispostos ao lado de tábuas queimadas e de remanescentes de uma antiga infraestrutura de esgoto.

Em entrevista à emissora americana CNN, Adrian Kostrzewa, membro do conselho de administração da fundação, explicou que os arqueólogos pensaram que estavam escavando um banheiro. Primeiro, encontraram cinzas e uma chave queimada. Ele disse que “existem muitas teorias [sobre] por que eles não têm mãos e pés”, mas os resultados da investigação policial ainda não foram divulgados. “No momento, é muito difícil dizer”. 

Continua após a publicidade

+ Líder de sigla de extrema direita alemã é julgado por usar slogan nazista

Sobre a Toca do Lobo

A Toca do Lobo era o quartel-general da Frente Oriental nazista, sendo considerado uma das maiores da Europa. Ela está localizada em uma floresta à noroeste da Polônia, longe da civilização. Piloto de caça durante a Primeira Guerra, Göring era amigo próximo de Adolf Hitler — o líder da Alemanha nazista permaneceu, inclusive, quase três anos do local. Por lá, traçou os planos de guerra da Alemanha, incluindo o genocídio judeu.

A Fundação Latebra indica que a fortaleza foi destruída em 1945, ano em que a Segunda Guerra chegou ao fim, para que não fosse utilizada como base para a União Soviética. Um ano antes, a Toca do Lobo testemunhou a Operação Valquíria, na qual soldados alemães tentaram matar Hitler para tomar o poder e negociar o fim do conflito. As ruínas foram limpas e o local é visitado por turistas desde 1959, mas é proibido entrar nos restos do bunker.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.