Cientistas e líderes mundiais alertam para ‘colapso’ e pedem fim da pesca no Oceano Antártico
Campanha 'Our Antarctica' (Nossa Antártica, em português) deu seu pontapé inicial na Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, em Nice, na França
 
                Uma coalizão internacional de cientistas, ativistas e líderes lançou nesta terça-feira, 10, a campanha Our Antarctica (Nossa Antártica, em português), que pede o fim da pesca de krill, conjunto de espécies de animais invertebrados parecidos com camarão, para evitar o “colapso” do Oceano Antártico. A iniciativa deu seu pontapé inicial na Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, em Nice, na França.
O evento conta com a presença de cientistas, representantes da sociedade civil e autoridades de alto nível da América Latina, África e Pacífico. Além da publicação de um relatório, o filme All Eyes on Antarctica, que inclui relatos de importantes defensores do Antártico, será exibido pela primeira vez no encontro da ONU.
Apoiada pelo ator britânico Benedict Cumberbatch, a campanha critica a Convenção para a Conservação dos Recursos Marinhos Vivos da Antártica (CCAMLR), criada em 1982, por estar “falhando em seu dever de proteger o ecossistema marinho da região”. Em relatório, a Our Antarctica indicou que “a CCAMLR não estabeleceu nenhuma nova Área Marinha Protegida (AMP) em quase uma década, além de permitir a expansão insustentável da pesca industrial de krill”.
“O Oceano Antártico é um dos últimos lugares realmente selvagens que restam na Terra. Não podemos assistir passivamente e arriscar perdê-lo, especialmente quando sabemos o que precisa ser feito para protegê-lo. Se agirmos agora, a Antártica e sua vida selvagem podem se recuperar. Devemos protegê-la da exploração antes que seja tarde demais”, disse a renomada oceanógrafa Sylvia Earle, que lidera a iniciativa, em comunicado.
+ Nove em cada dez brasileiros consideram aumento do nível do mar uma ‘ameaça’, diz pesquisa
Desequilíbrio e extinção
O documento insta a Convenção tomar quatro atitudes: fechar o Oceano Antártico à pesca de krill, estabelecer a Área Marinha Protegida da Península Antártica, reformar a CCAMLR para garantir que seu mandato de conservação seja implementado e proteger pelo menos 30% das águas da Antártica até 2030, em linha com metas globais.
O estudo também indica que o krill representa 70% e 96%, respectivamente, das calorias consumidas por aves marinhas e mamíferos marinhos, incluindo pinguins, baleias, focas e lobos-marinhos. A sua extinção, que pode ocorrer até 2100, levará ao desequilíbrio da cadeia alimentar e, por consequência, ao fim de uma série de espécies. Em 2023, a Noruega foi responsável por 67,2% da captura total de krill, seguida pela China (17,1%), Coreia do Sul (8,4%), Chile (4,4%) e Ucrânia (2,8%).
“O krill, especialmente a espécie Euphausia superba, é a base de sustentação de todo o ecossistema do Oceano Antártico. Embora pequenos, eles, e o fitoplâncton que consomem, são fundamentais para a cadeia alimentar antártica. Em sua ausência, espécies como pinguins, focas e a icônica baleia-azul não sobreviveriam”, apontou o relatório.
“O krill também desempenha um papel vital na regulação do clima global, ajudando a armazenar carbono nas profundezas do oceano. No entanto, está sendo extraído em grandes volumes para ração animal, alimentação de peixes em cativeiro e suplementos alimentares — forçando a vida selvagem a competir com embarcações industriais”, acrescentou o texto.
 
	 Rio de Janeiro recebe oferta de apoio militar de governadores de direita
Rio de Janeiro recebe oferta de apoio militar de governadores de direita O que disse Memphis Depay para Oruam após operação no Rio
O que disse Memphis Depay para Oruam após operação no Rio Paulo Betti causa divergências ao falar sobre megaoperação no Rio
Paulo Betti causa divergências ao falar sobre megaoperação no Rio Lula se manifesta pela primeira vez sobre operação contra o Comando Vermelho no Rio
Lula se manifesta pela primeira vez sobre operação contra o Comando Vermelho no Rio Os números estrondosos conquistados por Vini Jr. e Virginia em 24h
Os números estrondosos conquistados por Vini Jr. e Virginia em 24h 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										







 ACESSO LIVRE COM VIVO FIBRA
ACESSO LIVRE COM VIVO FIBRA