Chuva de mísseis russos atinge embaixadas em Kiev e mata ao menos uma pessoa
Prédio que abrigava missões diplomáticas da Albânia, Argentina, Portugal e outros países sofreu danos; Moscou diz que mira em 'alvos militares'

A Administração Militar da Cidade de Kiev, capital da Ucrânia, afirmou que uma salva de mísseis russos atingiu e danificou várias embaixadas na cidade nesta sexta-feira, 20, além de matar pelo menos uma pessoa e deixar outras 12 feridas. Dessas, cinco foram hospitalizadas em estado grave.
O ataque massivo ocorreu um dia depois que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, desafiou os Estados Unidos para um “duelo” de mísseis, para testar se as armas de Moscou são mais poderosas que os sistemas de defesa americanos que a Ucrânia recebeu do aliado; o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, chamou seu homólogo de “idiota” pelo comentário.
Danos generalizados
De acordo com o Comando da Força Aérea da Ucrânia, a Rússia disparou cinco mísseis balísticos contra Kiev na madrugada desta sexta-feira. As defesas aéreas ucranianas derrubaram todos, além de abaterem 40 drones (outros 20 não atingiram seus alvos), disse o comando. No entanto, os destroços dos mísseis destruídos causaram danos e ferimentos no centro da cidade.
Em um distrito, um prédio comercial, uma avenida e tubulações de gás foram danificados, e cinco carros pegaram fogo, informou Serhiy Popko, chefe da Administração Militar da Cidade de Kiev, pelo aplicativo de mensagens Telegram. Em outro distrito, um canteiro de obras pegou fogo.
+ Rússia lança 293 mísseis e drones contra Ucrânia e faz avanços na linha de frente
Ataque “bárbaro” a embaixadas
Várias embaixadas, alocadas no mesmo prédio, foram danificadas, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia. Um porta-voz da pasta, Heorhii Tykhyi, chamou o ataque de “bárbaro”.
“Estas são as embaixadas da Albânia, Argentina, Palestina, Macedônia do Norte, Portugal e Montenegro”, disse Tykhyi em uma entrevista coletiva. “Janelas e portas foram quebradas nas instalações.”
Portugal disse que seu escritório sofreu danos leves e convocou o encarregado de negócios russo para consultas, o que no balé diplomático tem significado de uma reprimenda dura.
+ Rússia prende suspeito de matar general com patinete-bomba em Moscou
O Ministério da Defesa da Rússia os mísseis de longo alcance foram lançados apenas contra alvos militares ucranianos. Moscou também falou que o ataque foi uma resposta a um ataque ucraniano contra uma fábrica química na região russa de Rostov, no início desta semana, realizado usando mísseis ATACMS, de fabricação americana.
“Em resposta às ações do regime de Kiev, apoiado por tutores ocidentais, esta manhã um ataque em grupo com armas de precisão de longo alcance foi lançado contra o posto de comando do SBU (Serviço de Segurança da Ucrânia), o departamento de design Kyiv Luch, que projeta e fabrica sistemas de mísseis Neptune, mísseis de cruzeiro terrestres Olkha e as posições do sistema de mísseis antiaéreos Patriot”, escreveu o Ministério da Defesa da Rússia no Telegram.
“Os alvos do ataque foram atingidos. Todos os objetos foram atingidos”, acrescentou.