China tem ventos tão fortes que pessoas são arremessadas de janelas
Tempestade semelhante a tufão matou sete pessoas na província de Jiangxi, no sul da China, três delas arrancadas de seus apartamentos pela ventania
Tempestades com ventos semelhantes aos de tufões mataram pelo menos sete pessoas na província de Jiangxi, no sul da China, desde o domingo, 31 de março, disseram autoridades locais nesta quarta-feira, 3, sendo que três delas foram arrancadas de seus apartamentos em arranha-céus enquanto dormiam.
Também nesta quarta, as autoridades de Jiangxi confirmaram que 552 pessoas tiveram que ser retiradas da província de forma emergencial, e que pelo menos 2.751 casas foram danificadas pela tempestade.
O evento climático extremo atingiu nove cidades, mas principalmente Nanchang e Jiujiang. A sede provincial de controle de enchentes de emergência de Jiangxi afirmou que 93 mil pessoas foram afetadas em 54 condados.
No domingo, fortes tempestades provocaram rajadas que arrancaram janelas do tamanho de portas de dois apartamentos em Nanchang, capital da província. Três pessoas foram arrancadas de suas camas pelos buracos, caindo do alto do prédio, segundo a mídia local.
A Nanchang, Jiangxi, une tempête le 31 mars a provoqué ce genre de scène effrayante. Un habitant a raconté que sa mère de 64 ans et son fils de 11 ans, ont été emportés par le vent dans leur appartement du 20e étage… Au moins 4 morts et une dizaine de blessés. pic.twitter.com/qZAfRcwyML
— Zhulin Zhang (@ZhangZhulin) April 1, 2024
2 Nisan 2024 Nanchang Jiangxi Çin 🇨🇳
🌬 pic.twitter.com/Qo2bR2AHSR— Hermes (@hermesisos) April 2, 2024
Strong convection in Nanchang on March 31 has killed four people. Two people were blown off the 20th floor, one person was blown off the 11th floor, and one person was hit by a falling object and died. It is estimated that the wind speed may have exceeded 50m/s at that time pic.twitter.com/kXiASkXmc7
— Jim yang (@yangyubin1998) April 1, 2024
Acompanhadas por relâmpagos, chuva torrencial e granizo do tamanho de bolas de golfe, as chuvas que atingiram a China desde o final de semana são consideradas as mais severas em mais de 10 anos. A tempestade também causou prejuízo econômico de 150 milhões de yuans (R$ 105,3 milhões), comunicaram autoridades locais nesta quarta-feira.
A agência meteorológica da China emitiu alertas sobre ventos violentos com velocidades equivalentes a um furacão de categoria 1 (de 119 a 153 km/h). Ventos dessa intensidade são comuns quando tufões, como são chamados os furacões na China e em outros lugares do Leste Asiático, atingem o continente, mas raramente ocorrem no interior do país, como Jiangxi.
A agência nacional de meteorologia da China emitiu alerta laranja – o mais severo na escala do país, depois de amarelo e azul – em diversas áreas do sudeste da China. Espera-se que ventos fortes, granizo e tempestades continuem até, pelo menos, esta quarta-feira.