Clique e assine com 88% de desconto

China tem novo caso de leite contaminado com melamina

Em 2008, 300.000 crianças foram afetadas pela adição da substância ao produto

Por Da Redação - 22 nov 2010, 09h59

Mais um caso de contaminação de leite infantil coloca a China em estado de alerta. Autoridades locais buscam nesta segunda-feira lotes da bebida contaminadas com melamina – a mesma substância que, em 2008, causou a morte de seis crianças e afetou mais de 300.000.

Os produtos suspeitos são bebidas lácteas aromatizadas distribuídas em várias lojas da cidade de Xiangfan, província de Hubei, segundo o jornal China Daily. Análises revelaram que esses produtos apresentam alto índice de melamina, o que aponta para um problema na linha de produção. Empresas responsáveis pelos lotes podem ter comprado, com conhecimento de causa, leite em pó contaminado com a substância.

A melamina é uma substância química tóxica utilizada na fabricação de plástico, fertilizantes e concreto. Quando adicionada a alimentos, ela faz o seu conteúdo proteico parecer maior, mas pode causar pedras nos rins e levar à falência renal. Por permitir misturar o leite com água, empresas usam a melamina para aumentar seu lucro.

No escândalo de 2008, que envolveu 22 empresas, duas pessoas foram condenadas à morte. Em agosto desse ano, uma nova suspeita de contaminação teria provocado alterações hormonais em crianças, que passaram a desenvolver pequenos seios.

Publicidade

(Com agência France-Presse)

Publicidade