China retalia Trump e anuncia tarifas sobre produtos dos Estados Unidos
Taxação entre 10% e 15% atinge carvão, gás e petróleo norte-americano e começa a valer no próximo dia 10

A China anunciou nesta terça-feira, 4, que irá impor novas tarifas sobre produtos dos Estados Unidos, em resposta às taxações determinadas pelo presidente Donald Trump em cima de mercadorias chinesas. A decisão renova a guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.
Segundo o Ministério das Finanças da China, as novas taxas serão de 10% para o petróleo bruto, equipamentos agrícolas e alguns automóveis e de 15% para carvão e Gás Natural Liquefeito.
As novas tarifas começarão a valer na próxima segunda-feira, 10 de fevereiro. Nesta terça, entrou em vigor a taxação adicional de 10% de Trump sobre todas as importações chinesas para os EUA.
Investigação contra o Google
A agência de notícias Reuters também informou que a China irá investigar a Alphabet Inc, dona do Google, por supostas violações antitruste. Além disso, Pequim incluiu empresas americanas em lista de “não confiáveis”.
Tarifas suspensas
Na segunda-feira 3, Donald Trump suspendeu por um mês as tarifas de 25% sobre produtos do México e do Canadá após conversar com os líderes dos dois países e chegar a um acordo.