Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

China, Coreia do Sul e Japão discutem programa nuclear norte-coreano

Por Da Redação 19 nov 2011, 01h35

Nusa Dua, Bali (Indonésia), 19 nov (EFE).- Os líderes de China, Coreia do Sul e Japão trataram neste sábado, em reunião trilateral na ilha indonésia de Bali, a crise produzida pelo programa nuclear da Coreia do Norte e reafirmaram a necessidade de colaborar a todos os níveis.

Participaram da reunião o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, e o primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, segundo uma nota de imprensa.

Os líderes concordaram na necessidade de uma ‘estreita cooperação para contribuir para a estabilidade e o desenvolvimento no nordeste da Ásia’.

Estados Unidos e Coreia do Norte mantiveram nesta semana conversas em Viena, após as realizadas em outubro em Genebra, para alcançar um acordo que desbloqueie o diálogo sobre o desarmamento nuclear norte-coreano, suspenso desde o final de 2008, e do qual também participam China, Coreia do Sul, Japão e Rússia.

Há dois dias, o presidente americano, Barack Obama, lançou durante uma visita à Austrália uma firme advertência à Coreia do Norte, ao assegurar seu país considerará qualquer transferência de material nuclear a outras nações ou entidades como ‘uma grave ameaça aos EUA’ e seus aliados.

A reunião trilateral de hoje faz parte dos numerosos contatos realizados em Bali nesta semana, por ocasião das cúpulas da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) e da Ásia Oriental. EFE

prl/rsd

Continua após a publicidade

Publicidade