Chávez felicita Putin por sua ‘ampla e contundente’ vitória

Caracas, 5 mar (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, telefonou nesta segunda-feira para o novo governante russo, Vladimir Putin, para felicitá-lo por sua ‘ampla e contundente vitória’ nas eleições de domingo.
Segundo comunicado da Chancelaria venezuelana, Chávez disse a ‘seu amigo’ que sua vitória com 63,60% dos votos ‘representa a reafirmação da Rússia popular e eterna, que recuperou plenamente sua grandeza e envia a contundente mensagem aos povos do mundo de que ratifica o caminho da construção de um mundo multipolar’.
O texto oficial assinala que Putin disse a seu colega venezuelano estar acompanhando, junto ao presidente em fim de mandato, Dmitri Medvedev, a evolução de seu quadro de saúde.
‘Em razão disso, o comandante Chávez o informou sobre os bem-sucedidos passos dados nesta etapa de seu tratamento, assim como sobre a excelente previsão que a ciência médica lhe atribui’, explicou o comunicado.
Chávez se encontra desde 24 de fevereiro em Havana, onde foi operado dois dias depois de um tumor cancerígeno de cerca de dois centímetros na mesma região de onde havia sido retirado outro em junho passado.
O líder venezuelano assegurou que o tumor não sofreu metástase e anunciou que deverá submeter-se a radioterapia e a outros tratamentos complementares em breve.
Durante a conversa telefônica, ambos os líderes ‘ratificaram a aliança estratégica’ entre seus países, assim como ‘a vontade de avançar na agenda de cooperação bilateral’.
Também ‘se comprometeram a celebrar um novo encontro assim que as condições permitirem’, finaliza o texto. EFE