Clique e assine a partir de 9,90/mês

Chávez diz que se ‘surpreendeu’ positivamente com mensagem de apoio de Lula

Por Da Redação - 9 jul 2012, 21h28

Caracas, 9 jul (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, admitiu nesta segunda-feira que se ‘surpreendeu’ com a mensagem que Luiz Inácio Lula da Silva enviou para ele, na qual declara seu apoio ao chefe de Estado nas eleições presidenciais de outubro, e aproveitou para criticar a oposição.

Chávez criticou o fato de seu adversário nas eleições, Henrique Capriles, ter afirmado que Lula era um modelo de progresso e inclusão para a Venezuela e agora sofrer ataques da oposição.

‘Recuperado da doença e recuperando-se do tratamento, Lula mandou essa mensagem que me surpreendeu, me comoveu’, afirmou.

Lula enviou na sexta-feira, durante o encerramento do 18º Foro de São Paulo, realizado em Caracas, um vídeo no qual expressava seu apoio a Chávez.

Continua após a publicidade

‘Chávez, conta comigo, conta com o PT, conta com a solidariedade e apoio de cada militante de esquerda, de cada democrata e de cada latino-americano. Sua vitória será nossa vitória’, disse Lula no vídeo.

A mensagem provocou a reação da oposição venezuelana, que classificou as declarações como uma intromissão. ‘O Brasil é um grande país e o brasileiro um grande povo. Claro, não os julgamos por estas infelizes palavras que mais do que de um estadista parecem as de um mercador’, afirmou em comunicado a aliança opositora venezuelana, Mesa da Unidade Democrática (MUD).

Chávez disse hoje que a mensagem de Lula tinha ‘muita alma’ e que tentou ligar para seu ‘irmão e companheiro’ para agradecer o gesto.

‘Quantas coisas Lula fez, segue fazendo e pode seguir praticando’, ressaltou o presidente venezuelano, que também elogiou a atual presidente brasileira, Dilma Rousseff, descrevendo-a como uma ‘batalhadora’. EFE

Publicidade