Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Caucus de Iowa começam com Santorum, Romney e Paul como favoritos

Por Da Redação - 3 jan 2012, 23h00

Des Moines (EUA), 3 jan (EFE).- Os caucus de Iowa, as assembleias de eleitores que inauguram o processo de eleições primárias presidenciais nos Estados Unidos, começaram na noite desta terça-feira com os pré-candidatos Mitt Romney, Ron Paul e Rick Santorum como favoritos no primeiro round da disputa pela nomeação republicana.

As pesquisas elaboradas pela imprensa americana com os primeiros presentes a estas reuniões de eleitores indicam que os três são os mais favorecidos em uma batalha que também é disputada pela congressista Michelle Bachmann; o governador do Texas, Rick Perry; e o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich.

Um sétimo aspirante, o ex-governador de Utah Jon Huntsman, optou por não concorrer em Iowa e irá diretamente à próxima reunião, as primárias de New Hampshire, no dia 10.

Segundo a rede ‘CNN’, o congressista Paul e o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney estão empatados no primeiro posto, seguidos muito de perto pelo ex-senador Rick Santorum.

Publicidade

Os eleitores de Iowa se reúnem em 1.774 zonas eleitorais para expressar sua opinião sobre os diferentes aspirantes e, eventualmente, declarar sua preferência por um ou outro pré-candidato.

Os resultados devem ser divulgados pouco antes da meia-noite local (4h de Brasília). EFE

Publicidade