Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Candidato a premiê da Itália é acusado de mentir em currículo

A nomeação de Giuseppe Conte, indicado pelos partidos Movimento Cinco Estrelas e Liga Norte, ainda tem que ser aprovada pelo presidente

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 17h13 - Publicado em 22 Maio 2018, 19h57

O currículo do jurista Giuseppe Conte, que foi indicado para ocupar o posto de primeiro-ministro da Itália, gerou dúvidas no país nesta terça-feira (22), depois que vários meios de comunicação informaram que o advogado não realizou alguns dos cursos que figuram no documento.

Conte foi indicado na segunda-feira (21) pelos dois partidos antissistema ganhadores das eleições de março, Movimento Cinco Estrelas e Liga Norte, para servir como primeiro-ministro. O presidente italiano, Sergio Mattarella, tem agora que aprovar a nomeação.

As dúvidas sobre o currículo surgiram quando o correspondente em Roma do The New York Times, Jason Horowitz, afirmou que nos registros da New York University (NYU) não aparece nenhuma pessoa com o nome de Conte que tenha estudado lá.

No extenso currículo de dez páginas do professor de Direito, consta que entre 2008 e 2012 Conte realizou cursos de pelo menos um mês, a cada verão, na universidade.

Segundo o NYT, fontes da NYU explicaram que “uma pessoa com este nome não aparece nos registros como estudante ou professor externo” e acrescentaram que “é possível que tenha seguido algum programa de um ou dois dias, dos quais a universidade não conserva os registros”.

Continua após a publicidade

No currículo do professor também constam períodos de cerca de três meses de estudos nas prestigiadas Universidade de Yale e de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

As dúvidas sobre sua experiência foram crescendo durante todo o dia e alguns veículos de imprensa apontam que a universidade de Viena, na qual Conte declara que realizou cursos de aperfeiçoamento sobre Direito Internacional, é na realidade uma escola de alemão.

Pela tarde, o jornal italiano Il Messaggero informou que recebeu a confirmação de que o jurista não estudou na Duquesne University de Pittsburgh e também não ensinou na Universidade de Malta, como figura em seu discutido currículo.

Continua após a publicidade

O jurista italiano, de 54 anos, professor nas universidades de Florença e na privada Luiss de Roma, ainda não fez comentários a respeito.

Após o nome de Conte ter sido apresentado ontem pelos dois partidos que querem governar, agora o presidente da República deverá avaliar e dar sua aprovação, além de encarregar assim a formação de um Executivo.

O Movimento Cinco Estrelas, por meio de seu porta-voz, Giulia Grillo, confirmou a candidatura de Conte, assim também como o líder da ultradireitista Liga Norte, Matteo Salvini.

Continua após a publicidade

As duas legendas sonhavam em dirigir o primeiro governo antissistema da Itália, mas a disputa de egos e os resultados das legislativas os obrigaram a escolher uma terceira pessoa para o posto de chefe de Governo.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.