Cancelamento de reunião entre Trump e Kim preocupa ONU
Donald Trump afirmou nesta quinta-feira que seria “inadequado” manter a cúpula após declaração de ministra norte-coreana
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Antonio Guterres, afirmou nesta quinta-feira (24) estar “profundamente preocupado” com a notícia do cancelamento do encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un. Ao falar na Universidade de Genebra, Guterres pediu que as partes trabalhem para “encontrar um caminho para a desnuclearização pacífica e verificável da Península Coreana”.
O cancelamento do encontro deu-se justamente quando Guterres tenta estabelecer uma nova agenda de desarmamento nuclear. O secretário-geral advertiu que os acordos nucleares entre os diferentes Estados têm sido mais ameaçados do que nunca, o que pode gerar uma nova onda de proliferação.
Nesta quinta-feira, Trump cancelou a reunião prevista para 12 de junho em Singapura com Kim Jong-un, por causa de declarações hostis do governo norte-coreano. Uma colaboradora próxima a Kim havia ameaçado provocar um confronto nuclear e qualificado o vice-presidente americano, Mike Pence, como “um fantoche político”.
A Coreia do Sul também lamentou o cancelamento. “Nós estamos tentando entender precisamente o que o presidente Trump quis dizer”, afirmou o porta-voz do governo de Seul, Kim Eui-kyeom. O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, chamou uma reunião de emergência para tratar do assunto.
(Com Estadão Conteúdo)