Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Canal de Suez: Especialistas avaliam nova estratégia para mover navio

Se rebocadores não conseguirem fazer o navio Ever Given desencalhar, a equipe de resgate precisará remover alguns contêineres para deixar o navio mais leve

Por Da Redação 27 mar 2021, 22h18

Desde terça-feira, 23, um navio do tamanho de quatro campos de futebol bloqueia a passagem do Canal de Suez, no Egito. Até o momento, a estratégia para fazer a embarcação Evergreen se mover não teve sucesso. A equipe de resgate tenta desencalhar o navio com a retirada de areia de seu entorno e conta com a ajuda de rebocadores. Se isso não funcionar, a alternativa é começar a remover alguns contêineres para reduzir o peso da embarcação, o que implica em uma complicada operação logística.

Segundo autoridades locais, até este sábado, 27, 9 .000 toneladas de lastro (a água captada do mar pelos navios para garantir estabilidade) foram retiradas do cargueiro e 20.000 metros cúbicos de areia foram removidos para abrir passagem no canal. De acordo com Osama Rabie, chefe da Autoridade do Canal de Suez, os esforços já permitiram que a popa e o leme do porta-contêineres se movessem, mas não é possível prever quando o barco voltará a flutuar.

Atualmente, 14 navios rebocadores tentam aproveitar a maré alta para mover o navio cargueiro. Se as tentativas falharem, mais rebocadores devem chegar no domingo, 28. Se nada funcionar, será necessário aliviar o peso do navio por meio da retirada de alguns de seus 18.300 contêineres, o que implica uma nova e complicada operação de logística.

A via é uma das mais movimentadas rotas fluviais do mundo. Mais de 300 navios estão atualmente retidos nas extremidades do canal e na área da exploração no meio do canal, causando grandes atrasos nas entregas de petróleo e de outros produtos.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.