Trump toma decisão após Câmara aprovar projeto que põe fim ao shutdown
Paralisação do governo americano, que durou 43 dias, foi a mais longa da história do país
A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na noite desta quarta-feira, 12, um acordo para acabar com o shutdown, a paralisação da máquina federal, mais longo da história do país. O shutdown durou 43 dias. O acordo foi aprovado com 222 votos a favor e 209 votos contrários. Poucas horas depois, o presidente Donald Trump sancionou o acordo em uma cerimônia no Salão Oval da Casa Branca ao lado de outros políticos.
O projeto havia sido aprovado pelo Senado na noite de segunda-feira 10. O shutdown é um conjunto de suspensões de atividades do governo federal fruto de um impasse no Congresso para aprovar o orçamento do novo ano fiscal.
Com o shutdown, o repasse de subsídios alimentares para milhões de pessoas foi interrompido. A paralisação ainda deixou centenas de milhares de funcionários federais sem receber salário e causou caos em aeroportos devido à falta de controladores de tráfego aéreo e cancelamento de voos.
A medida estende o financiamento até 30 de janeiro, mas sem mudanças na direção de contenção de gastos. As disposições do texto indicam que o governo federal continuará adicionando cerca de US$ 1,8 trilhão por ano à sua dívida de US$ 38 trilhões.
Anunciado uma semana após as vitórias dos democratas em eleições importantes em Nova Jersey, Virgínia e Nova York, o acordo provocou a ira de muitos dentro do partido que faz oposição ao governo Trump. O impasse começou porque a legenda se recusou a apoiar um projeto anterior do Partido Republicano para estender o financiamento a menos que o texto incluísse também diversas disposições sobre saúde. Entre elas, estão a extensão dos subsídios que reduzem o custo do seguro saúde sob a Lei de Acesso à Saúde (Affordable Care Act), prestes a expirar, e uma reversão dos cortes no Medicaid feitos pelo governo atual.
PF deu de cara com filho de Lula ao cumprir mandado contra ex-nora do presidente
Inmet emite alerta laranja para tempestades em SP e outros três estados nesta quinta, 13
Mendonça pede informações ao governo Lula sobre indicação de mulher negra ao STF
Leandro Lima vai para hospital após ingerir gasolina em casa
PF mira corrupção em ministério do PT e esbarra em ex-sócio de Lulinha e ex-nora de Lula







