Caixa-preta de avião de carga que caiu nos EUA é encontrada; acidente deixou 12 mortos
Aeronave da empresa de logística UPS despencou de forma misteriosa durante a decolagem no aeroporto de Louisville
Investigadores do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) dos Estados Unidos encontraram na quarta-feira 5 as caixas-pretas de um avião cargueiro que caiu durante a decolagem no aeroporto de Louisville, no Kentucky, deixando doze mortos. A expectativa das autoridades é que o material ajude a desvendar as causas do incidente.
“Estamos confiantes de que, assim que levarmos isso para nosso laboratório em Washington, seremos capazes de obter uma boa leitura dos dados relevantes, e isso será mais um ponto de informação que realmente nos ajudará a entender o que aconteceu”, disse o investigador Todd Inman, na primeira manifestação da NTSB após o desastre envolvendo o avião McDonnell Douglas MD-11, pertencente à empresa de logística UPS.
Em meio aos destroços da aeronave, as autoridades encontraram intactos o gravador de dados de voo e o gravador de voz da cabine do piloto. Segundo Inman, os equipamentos foram construídos para suportar o calor intenso de possíveis incêndios e o impacto de colisões.
O inquérito que apura as causas do acidente ainda está em fase inicial. Embora os relatórios preliminares sobre episódios do gênero sejam emitidos em 30 dias, leva de 12 a 24 meses para que uma investigação completa seja concluída.
Novas imagens do acidente que circulam pelas redes sociais mostram o momento da queda.
Nesse momento, o que se sabe é que a asa esquerda do cargueiro pegou fogo antes mesmo da decolagem. Inman confirmou que um dos três motores do avião se desprendeu da asa enquanto ele percorria a pista. Como consequência, a aeronave foi engolida por uma bola de fogo, que espalhou destroços por 800 metros em toda a área. Os três tripulantes a bordo morreram. Outras oito pessoas no raio da explosão, incluindo uma criança, também perderam a vida.
A queda provocou incêndios que forçaram o fechamento do aeroporto durante o período da noite e causaram a explosão de uma instalação de reciclagem de petróleo nas proximidades. O episódio também interrompeu as operações do centro de distribuição aérea UPS Worldport, atrasando os serviços de entrega da empresa, com destino a diferentes regiões do globo.
O avião de carga MD-11 estava em operação há 34 anos e se preparava para um voo de oito horas em direção a Honolulu, no Havaí, com o tanque cheio de combustível. Esse é o primeiro cargueiro da UPS a cair desde 2013, quando um Airbus despencou durante uma aproximação de pouso em Birmingham, no estado americano do Alabama, resultando na morte da dupla de tripulantes.
Sem poder entrar nos Estados Unidos, Barroso já tem um novo refúgio internacional
COP30 começa com um ‘bode na sala’ para Lula
Michelle é a favorita do bolsonarismo contra Lula em 2026, diz pesquisa
Assombração? Plenário do Senado tem dois senadores feridos em questão de horas
Qual será o período mais crítico de chuvas em São Paulo hoje, segundo a previsão







