PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Bush ‘pai’ chama Trump de “fanfarrão” e diz que votou em Hillary

Trechos de novo livro mostram críticas explícitas da família Bush ao atual presidente dos Estados Unidos

Por Da redação
4 nov 2017, 20h51

O ex-presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush (1989-1993) afirmou no livro “The Last Republicans” (Os Últimos Republicanos) que Donald Trump é um “fanfarrão” guiado pelo ego. Ele também confirmou que votou na democrata Hillary Clinton nas últimas eleições.

Em um trecho do mesmo livro está escrito que seu filho, o também ex-presidente George W. Bush (2001-2009), pensou, durante a campanha eleitoral, que Trump não sabia o que significava ser presidente e afirmou que votou e branco.

As declarações foram feitas ao longo da campanha eleitoral, quando as pesquisas indicavam vitória de Hillary e os trechos foram obtidos com exclusividade pela emissora CNN e pelo jornal The New York Times. A obra, do historiador Mark Updegrove, será lançada em 14 de novembro.

Rejeição

Em maio de 2016, Bush pai disse claramente que não gostava do candidato que o Partido Republicano havia escolhido. “Não sei muito sobre ele, mas sei que é um fanfarrão. E não me emociona muito que ele seja nosso líder”, afirmou o ex-presidente, de 93 anos, que ainda disse que a razão que motivava Trump a disputar as eleições era seu “ego”.

Bush filho também acompanhou com consternação a ascensão de Trump. Em um momento da campanha, ele chegou a dizer ao escritor que temia que Trump fosse o último presidente republicano dos EUA, uma citação que inspirou o nome do livro.

Continua após a publicidade

“Nesse momento acredito que ele estava preocupado com uma vitória da Hillary”, explicou Updegrove ao jornal americano The New York Times.

O segundo presidente da família Bush também fez críticas veladas a Trump em outubro, quando, durante um discurso em Nova York, criticou o aumento da divisão e da intolerância do país. Além disso, Bush filho questionou o uso da intimidação e do preconceito como arma política.

O que diz a Casa Branca

A Casa Branca respondeu o livro com críticas aos ex-presidentes, ao afirmar que “se um candidato presidencial (Trump) é capaz de desmantelar um partido político, isso diz muito sobre o tipo de legado deixado os últimos dois presidentes republicanos.  E isso começa com a guerra do Iraque, um dos maiores erros de política externa na história americana”, disse um funcionário da Casa Branca, que pediu anonimato, à emissora CNN, citando a invasão promovida durante o governo de Bush filho.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.