Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Brasileiros estarão na lista de autorizados a deixar Gaza na sexta-feira

Garantia foi feita pelo ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, durante conversa com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira

Por Da Redação
Atualizado em 9 nov 2023, 18h10 - Publicado em 9 nov 2023, 18h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Depois de frustrações e atrasos, os brasileiros que estão em Gaza estarão na próxima lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira e poderão deixar a região na sexta-feira. A garantia foi feita pelo ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, durante conversa com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, nesta quinta-feira, 9.

    Publicidade

    Em nota, o Itamaraty afirmou que “Cohen afirmou não ter sido possível cumprir a garantia dada por ele de que os brasileiros sairiam ontem, 8/11, por fechamentos inesperados na fronteira”. Segundo o porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Vedant Patel, a rota foi interditada por circunstâncias de segurança”, mas não deu mais detalhes. Autoridades egípcias afirmaram que havia divergências sobre a segurança das ambulâncias que transferiam civis feridos para fora de Gaza, com suspeitas de que havia integrantes do Hamas nos veículos.

    Publicidade

    + Egito autoriza FAB a pousar em local onde deve buscar brasileiros de Gaza

    O caminho foi reaberto nesta quinta-feira e, pouco depois, a Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu autorização do governo do Egito para pousar em Al Arish, uma cidade a cerca de 53 quilômetros da Faixa de Gaza, onde pretende buscar o grupo de brasileiros.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    De acordo com o jornal americano The Washington Post, algumas pessoas começaram a entrar na passagem pelo lado de Gaza nesta quinta-feira. No entanto, as listas de nomes autorizados a deixar o território divulgadas pelo Egito, em consulta com Tel Aviv, Washington e Doha – mediadores do processo – não foram atualizadas.

    Acredita-se que a passagem esteja reaberta apenas para as cerca de 4.100 pessoas que já tinham permissões nas seis primeiras listas de nomes, além dos feridos – que terão de voltar a Gaza após tratamento no Egito.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.