Clique e assine com até 92% de desconto

Brasileiro é o novo chefe da missão da ONU no Congo

Missão de paz na República Democrática do Congo (RDC) é a maior da ONU

Por Da Redação 17 Maio 2013, 16h07

O general de divisão brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz é o novo chefe da Missão de Estabilização da ONU na República Democrática do Congo (Monusco), anunciou nesta sexta-feira o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. A missão de paz na República Democrática do Congo (RDC) é a maior da ONU, com 17.000 homens atualmente.

Santos Cruz substitui o general indiano Chander Prakash Wadhwa, que concluiu seu mandato de dois anos em 31 de março, de acordo com um comunicado da ONU divulgado em Nova York. “O general Santos Cruz traz consigo uma experiência militar nacional e internacional de 40 anos”, diz o texto.

Leia também:

Leia também: TPI condena chefe de milícia do Congo a 14 anos de prisão

Santos Cruz era até o momento assessor especial da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência do Brasil. O oficial brasileiro já ocupara uma posição importante nas forças da ONU: foi comandante da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) entre janeiro de 2007 e abril de 2009.

A ONU pretende reforçar esse contingente com a implantação de uma brigada de cerca de 3.000 soldados de África do Sul, Tanzânia e Malaui, que ficará encarregada de lutar contra os grupos armados no leste da RDC, liderados pelo Movimento 23 de março. Os especialistas da ONU consideram que esses rebeldes contam com o apoio de Ruanda e Uganda, que negam a acusação.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade