Vieira e Rubio divulgam nota conjunta e citam ‘conversas muito positivas’
Texto sobre o encontro entre Mauro Vieira e Marco Rubio cita disposição dos países para viabilizar reunião de Lula e Trump
Os governos do Brasil e dos Estados Unidos afirmaram na noite desta quinta-feira, 16, em uma nota conjunta, que tiveram “conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento”. O texto foi divulgado poucas horas depois do encontro do chanceler brasileiro, Mauro Vieira, com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, e o representante de comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer.
Leia a íntegra abaixo:
“Declaração Conjunta do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, do Secretário de Estado, Marco Rubio, e do Representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer
Hoje, o Secretário de Estado Marco Rubio e o Representante de Comércio dos Estados Unidos Jamieson Greer se reuniram com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento. O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível”.
Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores deu uma declaração à imprensa sobre o encontro com Rubio na Casa Branca. Segundo o chanceler, os americanos mostraram “muita disposição para trabalhar em conjunto para traçar uma agenda bilateral de encontros para tratar de temas específicos de comércio”.
O ministro de Lula classificou a reunião como “muito produtiva” e, sobre um encontro entre Lula e Trump, disse que “está mantido o objetivo de que (os líderes) se reúnam proximamente, mas isso ainda vai ser definido pelas partes e de acordo com as agendas dos presidentes para (a escolha de) um local que seja conveniente para ambos os lados”, declarou o chanceler. “Há um interesse de ambas as partes de que os presidentes se encontrem em breve”.
Mega da Virada: de onde saíram os seis bilhetes vencedores, incluindo as apostas via internet
A reação internacional à operação dos EUA que capturou Maduro
Presidente da Bolívia assina decreto para governar a distância em meio a disputa com o vice
Estados Unidos atacam a Venezuela, e Trump afirma que Maduro foi capturado
Maduro e esposa foram arrastados do quarto durante operação dos EUA, diz emissora







