‘Brasil desafiou Trump e venceu’, diz New York Times
Reportagem cita prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e suspensão de tarifas impostas pelo governo dos EUA
Uma reportagem publicada nesta segunda-feira, 24, pelo jornal americano The New York Times afirma que “O Brasil desafiou Trump e venceu”, citando a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e negociações em torno das tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos, que tiveram adicional de 40% suspenso.
O texto argumenta que, em julho, o presidente americano, Donald Trump, enviou “uma carta furiosa” ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva exigindo que “autoridades retirassem as acusações de que o Sr. Bolsonaro havia tentado um golpe de Estado”, impondo tarifas sore importações brasileiras e sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
“Cinco meses depois, o Sr. Trump praticamente admitiu a derrota”, diz a reportagem.
“O Sr. Bolsonaro, de 70 anos, está preso, cumprindo pena de 27 anos. E o Sr. Trump — após um encontro amistoso com o Sr. Lula — acaba de remover as tarifas mais significativas contra o Brasil. O resultado destaca o contraste impressionante entre os destinos do Sr. Trump e do Sr. Bolsonaro, que tentaram se manter no poder após perderem as eleições”, destaca.
No sábado, Trump falou pela primeira vez sobre a prisão de Bolsonaro, preso na sede da Polícia Federal de Brasília depois de tentar violar sua tornozeleira eletrônica na madrugada. “Não estava sabendo de nada disso. Foi isso o que aconteceu? Acho que é uma pena”, respondeu ele, em uma frase que, segundo o NYT, é “reveladora”.
A reportagem argumenta ainda que a “intervenção no Brasil foi uma tentativa extraordinária de influenciar o caso jurídico mais importante de um aliado em décadas, utilizando algumas das ferramentas mais poderosas à sua disposição. Mas as instituições brasileiras o ignoraram completamente. A aparente capitulação do Sr. Trump demonstra que seus esforços foram basicamente em vão”.
Os Estados Unidos anunciaram na semana passada a retirada da tarifa adicional de 40% que incidia sobre parte dos produtos agrícolas importados do Brasil. A decisão altera o Decreto Executivo 14323 e passa a valer para mercadorias que entraram no país a partir de 13 de novembro. Entre os produtos que tiveram as tarifas suspensas estão carnes, café, frutas, castanhas e especiarias.
No documento, o presidente Donald Trump afirma que a revisão ocorre após avanços iniciais nas negociações bilaterais com o governo brasileiro. “Em 6 de outubro de 2025, participei de uma conversa telefônica com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as preocupações identificadas no Decreto Executivo 14323”, diz o texto.
Reação do governo Trump à prisão de Bolsonaro acende alerta no mercado
A reação inusitada de Regina Duarte à prisão de Jair Bolsonaro
Por que o Exército não quer Bolsonaro preso no quartel
O que Bolsonaro disse a Michelle na superintendência da PF
Desabafo de Ciro Nogueira expõe diferença entre Lula e Bolsonaro







