Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Biden sanciona lei que endurece regras para controle de armas nos EUA

Apesar do avanço, lei não proíbe a comercialização de armas de assalto e nem permite a verificação de antecedentes para todas as compras de armamento

Por Da Redação 25 jun 2022, 12h23

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden sancionou neste sábado, 25, uma nova lei que endurece a checagem de antecedentes criminais de pessoas que pretendam comprar determinadas armas no país e que é apontada por especialistas como o mais significante avanço na discussão sobre o tema em pelo menos três décadas. O texto, resultado de um acordo entre republicanos e democratas, que aprovaram a proposta nos últimos dias tanto na Câmara quanto no Senado, entra em vigor um mês depois que um massacre em uma escola primária no Texas deixou 19 crianças e duas professoras mortas, o pior do país em dez anos. O atirador, de 18 anos, não tinha histórico de problemas mentais nem ficha policial.

A nova legislação tornará mais rígida a checagem da vida pregressa de compradores de armas jovens e auxiliará estados a implementar políticas que facilitem que autoridades impeçam pessoas perigosas de adquirirem armamento. Também está prevista no texto a destinação de recursos para projetos relacionados à saúde mental e ao auxílio de escolas, alvos frequentes de atiradores. Além do trágico episódio em Uvalde, no Texas, instituições de ensino em Newtown, Connecticut, e Parkland, na Flórida, foram vítimas de tiroteios em massa.

A nova lei, no entanto, não proíbe a comercialização de armas de assalto e nem permite a verificação de antecedentes para todas as compras de armamento, dois pontos defendidos pelos democratas nas discussões do projeto. “Sei que há muito mais trabalho a fazer e nunca vou desistir, mas este é um dia monumental. Vidas serão salvas. A mensagem deles (familiares de vítimas) para nós era fazer algo. Hoje nós fizemos”, disse Biden ao sancionar a lei.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.