Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Biden diz que novo ataque terrorista em Cabul é ‘altamente provável’

Americanos evacuaram 6.800 pessoas na sexta; 13 militares dos EUA morreram em atentado

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 28 ago 2021, 18h33

O presidente americano Joe Biden disse neste sábado, 28, que recebeu informações de seus comandantes no Afeganistão de que um novo ataque terrorista à capital Cabul é “altamente provável”. 

Na última quinta-feira, militantes do Estado Islâmico do Korasan, também conhecido como Isis-K, promoveram um atentado a bomba ao aeroporto de Cabul provocando pelo menos 180 mortes, dos quais 13 militares dos EUA. 

O aeroporto de Cabul virou símbolo da retirada mal planejada das tropas americanas após quase vinte anos de guerra no país. Quando o Talibã assumiu o controle, militares estrangeiros e civis que colaboraram com a ocupação rumaram para o aeroporto em fuga. 

Foi na pista do aeroporto que a cena, no último dia 16, de um avião de carga americano decolando com pessoas agarradas à fuselagem chocaram o mundo. 

Militares americanos conseguiram mais tarde retomar o controle do aeroporto e seguir com a retirada de seus funcionários no país quando um atentado ligou novamente o alerta das autoridades americanas, que lançaram ataques de drones contra lideranças do grupo terrorista. 

Continua após a publicidade

“Nossos comandantes me informaram que um ataque é altamente provável nas próximas 24 ou 36 horas”, disse Biden. Segundo comunicado divulgado neste sábado pela Casa Branca, “a situação no terreno continua a ser extremamente perigosa e a ameaça de ataques terroristas no aeroporto continua elevada”. 

O presidente disse que apesar do risco de novo atentado, os EUA planejam continuar com a operação de evacuação do país. Na sexta, ao menos 6.800 pessoas deixaram o Afeganistão. Desde o dia 14 de agosto, quando houve a ofensiva do Talibã, que 117.000 pessoas foram retiradas do país pelos EUA.

Biden disse ainda que os EUA continuarão a caça aos militantes do Isis-K que provocaram a explosão no aeroporto. “Sempre que alguém tentar prejudicar os Estados Unidos ou atacar nossas tropas, responderemos”, disse.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.