Clique e assine a partir de 8,90/mês

Avião com prisioneiros palestinos pousa em Ancara

Por Da Redação - 18 out 2011, 21h31

Um avião turco com onze prisioneiros libertados em troca do sargento israelense Gilad Shalit pousou em Ancara na madrugada desta quarta-feira, informou um funcionário do Ministério das Relações Exteriores.

Entenda o caso

  1. • Israel libertou 477 presos palestinos que formam o primeiro contingente de um total de 1.027 que serão soltos, conforme acordo de troca fixado com o Hamas.
  2. • Em contrapartida, o grupo palestino soltou o soldado israelense Gilad Shali, que era mantido refém desde junho de 2006.
  3. • Pelo menos 200 prisioneiros palestinos não retornarão a suas casas na Cisjordânia ou Jerusalém Oriental por serem considerados muito perigosos – a maioria cumpre pena perpétua por assassinato.


Procedente do Cairo, o aparelho pousou no aeroporto Esenboga de Ankara com os palestinos soltos, entre eles uma mulher. Os onze integram o grupo de 477 palestinos libertados na terça-feira em troca de Gilad Shalit, solto após cinco anos em poder do movimento Hamas em Gaza.

Os palestinos fizeram o V da vitória ao sair do avião, antes de beijar o chão. “Nosso mais profundo agradecimento à Turquia”, declarou o representante da Palestina na Turquia, Nabil Maruf, segundo o canal NTV.

(Com Agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade